A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA E INCLUSIVA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
DOI:
10.46551/259498102021017Palabras clave:
Atendimento Educacional Especializado. Contação de histórias. Deficiência IntelectualResumen
Este artigo apresenta como objetivo compartilhar uma experiência com uso da contação de histórias para alunos com Deficiência Intelectual que frequentam a Sala de Recursos Multifuncionais para fazer o Atendimento Educacional Especializado - AEE, em uma escola da rede municipal de ensino de São Luís. A natureza deste estudo é um relato de experiência permeada de análises e discussões tecidas na relação: contação de histórias - prática inclusiva - alunos com Deficiência Intelectual, categorias levantadas e aprofundadas teoricamente por bibliografias nacionais e internacionais como: Coelho (2000), Abramovich
(2002), Bettelheim (2002), Sartoretto e Bersh (2010), Vigotski (1997, 2007) dentre outros autores. Os resultados obtidos na aplicação dessa estratégia apontaram uma ampliação no vocabulário dos alunos, atenção, memória e concentração durante a realização das tarefas pós-contação denominadas de atividades geradoras, potencialização da oralidade, criatividade nas tarefas aplicadas envolvendo a escrita, interesse pelos livros e sobretudo, a interação social com os colegas e elevação da autoestima. Conclui que a utilização da contação de histórias como estratégia mediadora para o desenvolvimento cognitivo e funcional do aluno com Deficiência Intelectual no AEE é uma prática que se direciona tanto para a formação leitora como inclusiva desse aluno no contexto escolar, de vida e social de forma geral.
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