EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EXPERIÊNCIAS DE SALA DE AULA E METODOLOGIA DE ENSINO EM GEOGRAFIA

Autores/as

  • Ednéa do Nascimento Carvalho Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Brendo Bentes Gemarque Universidade Federal Oeste do Pará

DOI:

10.46551/259498102021023

Palabras clave:

Ensino de Geografia, Educação Inclusiva, Ensino Remoto, Sala de Aula

Resumen

O presente estudo apresenta reflexões sobre a inovação na metodologia e no ensino da Geografia em relação a educação inclusiva de pessoas com deficiência mediante a relatos de experiências de sala de aula de professores no ambiente escolar e no ensino remoto, do município de Oriximiná – PA. A pesquisa resulta de uma análise bibliográfica, autores como: Preti (1996), Paulo Freire (1979), Bueno (1999), Camargo (2006; 2016), Pontuschka et al (2007) e Miranda e Mourão (2010) dialogando com temática abordado e a partir de coleta de dados de entrevistas mediatizado pelas ferramentas do Google forms e do Google Meet realizado no segundo semestre de 2020, com 3 (três) professores, sendo dois lecionando no Ensino Fundamental I e o outrem no Ensino Fundamental II. Neste sentido, a necessidade de se repensar em fazer Geografia em sala de aula recorrendo a matérias recicláveis, a objetos disponíveis de fácil acesso, de referências vivenciadas, de conhecimento empírico e cientifico mostrando um contínuo ensino aprendizagem do docente lecionado e do aprendiz em sala de aula. Ainda, o estudo aponta para questões multissensorial do educando, bem como a quebra de paradigma da percepção das pessoas com deficiência e que as práticas sejam concomitantes com as peculiares de cada indivíduo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Brendo Bentes Gemarque, Universidade Federal Oeste do Pará

Graduando em Geografia pela Universidade Federal Oeste do Pará.

Citas

CLAUDIA, D. et al. Professor e surdez: cruzando caminhos produzindo novos olhares. Uberlândia: EDUFU, 2009.

CAMARGO, E. P. de. Inclusão e necessidade especial: compreendendo identidade e diferença por meio do ensino de física e da deficiência visual. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

PONTUSCHKA, N. N. Paganelli, I. T. Cacete, H. N. Para ensinar e aprender Geografia. 3.ª edição – São Paulo: Cortez, 2009.

PERNAMBUCO, Ministério Público do Estado de. Educação Inclusiva: marcos legais e perspectivas de ações para implementação. Santos, D. C. C. S. Macêdo, L. E. de M. Organização: Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Direitos Humanos à Educação - CAOP Educação; Revisão Técnica Sérgio Gadelha Souto; Colaboração: CAOP Infância e Juventude. 2. ed., rev. e atual. – Recife: Procuradoria Geral de Justiça, 2019.

SILVA, Lázara Cristina da et al. Políticas e práticas de formação continuada de professores para Educação Especial: alguns olhares sobre o curso de extensão “Professores e surdez: cruzamento caminhos, produzindo novos olhares. Uberlândia: EDUFU, 2010.

Publicado

2021-09-01

Cómo citar

do Nascimento Carvalho, E., & Bentes Gemarque, B. (2021). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EXPERIÊNCIAS DE SALA DE AULA E METODOLOGIA DE ENSINO EM GEOGRAFIA. Revista Ciranda, 5(3), 27–33. https://doi.org/10.46551/259498102021023

Número

Sección

Educação Inclusiva