POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM QUIRINÓPOLIS-GO
DOI:
10.46551/259498102021026Palabras clave:
Políticas Públicas, docência, empoderamentoResumen
O presente estudo é resultado parcial da pesquisa de mestrado que analisou dois cursos de formação continuada para professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Município de Quirinópolis-Go, entre os anos 2017 a 2019. “Diretrizes e Reflexão das Práticas Pedagógicas na Educação Inclusiva (2017)” e “As novas práticas pedagógicas na Perspectiva da Inclusão Escolar (2018)”. Uma pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, natureza básica, de objetivo exploratório, com análises de dados realizada à luz da Análise do Discurso em Foucault. Para tanto, utilizou-se entrevistas semiestruturadas, com quatro professoras de AEE de diferentes redes e contexto. Buscou-se analisar a repercussão dos cursos na percepção dos egressos quanto a prática pedagógica, bem como avaliação e indicações. Os resultados sugeriram que: a) existe uma perspectiva de controle e exceção nas práticas discursivas dos sujeitos da pesquisa, desdobramentos das orientações dos setores reguladores e orientados do Estado de Goiás; b) a existência de uma força revigorante do modelo de segregação, apesar de a legislação vigente estar enraizada em propostas de mudanças, que não ocorreram; e c) se a luta for esvaziada, os retrocessos poderão ser ainda maiores, regredindo à existência de espaços segregadores, sendo, portanto, importante a manutenção dos cursos na perspectiva de problematização e luta por uma Educação que promova a autonomia e a independência dos sujeitos, de superação da busca pela normalização das pessoas e de se estabelecer como meta diária a prática de se analisar os próprios discursos quanto à prática pedagógica no exercício da docência e valoração das diferenças
Descargas
Citas
BRASIL. Decreto Nº 6.571, de 17 de setembro de 2008. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. DOU de 18 set. 2008.
______. Plano decenal de educação para todos. - Brasília: MEC, 1993 - versão acrescida 136 p. 1. Política da educação 2. Planejamento da educação 3. Educação básica 4. MEC. Secretaria de Educação Fundamental I. Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Disponível em http://livros01.livrosgratis.com.br/me002599.pdf Acesso em: 20 de dezembro de 2018.
______. Lei Nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da
Educação Nacional. [1996], 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 20 jan. 2019.
DINIZ, Francisco Rômulo Alves; OLIVEIRA, Almeida Alves de Oliveira. Foucault: do poder disciplinar ao biopoder. In: Scientia, Vila Velha-ES, v. 2, n. 3 - Nov. 2013/Jun. 2014.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. In: Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 114, p. 197-223, Nov. 2001.
FOUCAULT [1926-1984]. A ordem do discurso: aula inaugural no Collége de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. 24. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: síntese de indicadores 2010. Rio de Janeiro: IBGE. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2010.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. INEP. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. – Brasília, DF: Inep, 2015. Disponível em: http://www.publicacoes.inep.gov.br/portal/download/1362 Acesso em: 01 de outubro de 2019.
______Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo Escolar, 2019. Brasília: INEP/MEC, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/resultados-e-resumos Acesso em: 10 de junho de 2020. Acesso em junho de 2020.
GOIÁS. Diretrizes Operacionais da Rede Pública Estadual de Goiás 2020-2022. Goiânia-Go, 2020. SEDUC/GO. https://site.educacao.go.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/Diretrizes_Operacionais_Rede_Publica_Estadual_de_Educacao_de_Goias_2020_2022.pdf. Acesso em 04 de abril de 2020.
TEIXEIRA, Geovana Ferreira Melo. Formação de professores para o atendimento educacional especializado: uma necessidade, um direito. In. SILVA, Lázara Cristina da; MOURÃO, Marisa Pinheiro; SILVA, Wender Faleiro da. Orgs. Atendimento educacional para surdos: tons e cores da educação continuada de professores no exercício profissional. Uberlândia: EDUFU, 2014.
SOUZA, Sandra Augusta de Lima Souza. Projeto de Formação Continuada. Diretrizes e Reflexão das Práticas Pedagógicas na Educação Inclusiva. SME/CME. Quirinópolis-Go, 2017.
SILVA, Delvania dos Santos Freitas; SOUZA, Sandra Augusta de Lima. Atendimento Educacional Especializado (AEE): Formação continuada como requisito para a educação Inclusiva na Rede Pública Municipal de Quirinópolis-Go. In: DICKMANN, Ivanio. (Org.) Vozes da Educação: uma partilha de educadores e educadoras que refletem sobre suas vivências cotidianas em diferentes espaços pedagógicos. Volume II. São Paulo-SP: Dialogar, 2018. p. 22-43.
SILVA, Delvania dos Santos Freitas. Políticas de formação continuada de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Quirinópolis-GO - 2017/2019. 2020. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.