A CAPACITAÇÃO DO PROFESSOR E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores/as

  • Aldirene Alves dos Santos Secretaria de Educação do Distrito Federal

DOI:

10.46551/259498102021031

Palabras clave:

inclusão, professor, legislação

Resumen

Este artigo apresenta resultado de uma pesquisa realizada a partir de uma abordagem qualitativa cujo eixo de discussão foi à capacitação do professor e o desafio diante da educação inclusiva. Teve como problema: Até que ponto os professores do ano de 2013 das séries iniciais do ensino fundamental da Escola x, encontram-se capacitado para desenvolver atividades docentes em uma perspectiva inclusiva? Tinha -se como hipótese que os professores das escolas de Urucuia não foram preparados para vivenciar a educação inclusiva na formação inicial. O objetivo era, compreender se os professores das séries iniciais do ensino fundamental da Escola x encontram-se capacitado para desenvolver atividades docentes em uma perspectiva inclusiva. Foram feitas uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, sendo que, para a coleta de dados o instrumento utilizado foi a entrevista estruturada com professores da séries iniciais do ensino fundamental. A pesquisa bibliográfica fundamentou em autores como Glat e Fernandes (2011), Barros (2013), Sánchez (2005), Beyer (2006), Mazzotta (2002), A conclusão foi que o corpo docente em questão não encontra-se capacitado ou seja, precisa de uma formação continuada, pois percebe-se que os professores têm conhecimento sobre o tema, mas de forma generalizada e não no contexto escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aldirene Alves dos Santos, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Graduada em Pedagogia pela Universidade Aberta do Brasil Unimontes. Pós Graduada em Psicopedagogia e Gestão, Supervisão, Orientação e Inspeção. Servidora Celetista da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. MEC/SEESP, 2001.

______. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Educação inclusiva: a fundamentação filosófica. MEC/SEESP, 2004.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de diretrizes e bases da educação nacional 9.394/96 – LDBEN. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/cciv/leis/L9394.htm> Acesso em 01 de setembro de 2012.

_______. Senado Federal. Secretaria Especial de Editoração e Publicações. Constituição da República Federativa do Brasil MEC/SEESP, 2010.

BARROS, Jussara. Inclusão social. Disponível em <http://www.brasilescola.com/educacao/inclusao-social.htm> Acesso em 27 de maio de 2013.

BEYER, Hugo Otto. A educação inclusiva: ressignificando conceitos e práticas da educação especial. In: Inclusão - Revista da Educação Especial – jul./2006, p.08-12.

CARVALHO, R. E. Inclusão Escolar: Desafios, In: [Anais...] Seminário Internacional Sociedade Inclusiva. Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2001.

DONATO, C. A. Desafiando a Síndrome de Dow. São Paulo: Edesplan, 1998.

GLAT, Rosana; FERNANDES, Edicléa Mascarenhas. Da Educação Segregada à Educação Inclusiva: uma Breve Reflexão sobre os Paradigmas Educacionais no Contexto da Educação Especial Brasileira. Disponível em <http://educacaoespecialmelo.blogspot.com.br/2011/06/-educacao.html> Acesso em 23 de setembro de 2012.

GODOY, Arilda. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresa, nº 3, 1995.

MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Deficiência, educação escolar e necessidades especiais: reflexões sobre inclusão socioeducacional. São Paulo: Mackenzie, 2002.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: Construindo uma Sociedade para Todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

SÁNCHEZ, Pilar Arnaiz. A educação inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI. INCLUSÃO - Revista da Educação Especial - Out/2005, p.07-18.

ZANATA, E. M. Práticas pedagógicas inclusivas para alunos surdos numa perspectiva colaborativa. Tese de Doutorado – UFSCar: São Paulo, 2.004. Disponível em Acesso em 02 de junho de 2012.

Publicado

2021-09-01

Cómo citar

Alves dos Santos, A. (2021). A CAPACITAÇÃO DO PROFESSOR E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Ciranda, 5(3), 113–124. https://doi.org/10.46551/259498102021031

Número

Sección

Educação Inclusiva