INCLUSÃO ESCOLAR EM TERMOS (E TEMPOS) CRÍTICOS: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE DISCURSOS, DISPUTAS E TENSÕES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
10.46551/259498102021033Palabras clave:
educação inclusiva, Inclusão Escolar, etnografia, antropologia da educaçãoResumen
O presente artigo versa sobre os discursos, disputas e tensionamentos presentes no campo da Inclusão Escolar de pessoas com deficiência e da Educação Inclusiva atualmente. Tomando por base o relato de profissionais do Atendimento Educacional Especializado de uma escola regular da rede Municipal de Ensino em Porto Alegre, analisa-se os desdobramentos práticos, burocráticos e discursivos da Inclusão Escolar. Como paralelo crítico e reflexivo acerca do atual contexto, articula-se ainda o debate em torno da proposta de reformulação da Política Nacional de Educação Especial (PNEE), bem como as manifestações divergentes que daí advém, conformando os questionamentos em torno de um possível “retorno à exclusão”. Conclui-se pela demanda de um posicionamento engajado e comprometido criticamente para com a defesa da Educação Inclusiva, atentando para os riscos do esvaziamento da concepção de Inclusão em um contexto de intensificação das desigualdades sociais.
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