A LITERATURA NEGRA INFANTIL COMO PRÁTICA ANTIRRACISTA NAS AULAS DE GEOGRAFIA
DOI:
10.46551/259498102021039Palabras clave:
antirracismo, educação étnico-racial, Lei 10.639/2003, interdisciplinaridadeResumen
Este artigo tem como intenção aproximar o Ensino de Geografia com a Literatura Negra Infantil como forma de aplicabilidade da Lei 10639/2003 na sala de aula. A Lei 10639/2003 estabelece a obrigatoriedade da História e Cultura da África e Afro-brasileira nos sistemas de ensino, reconhecendo a importância do combate ao racismo, com lutas e ações afirmativas e positivas para a construção de uma educação antirracista no ambiente escolar. Como prática de ensino no combate à discriminação racial, a Literatura Negra juntamente com a Geografia trabalha de maneira lúdica os conteúdos geográficos, ressaltando assim, a importância da interdisciplinaridade entre as disciplinas. O uso de diferentes linguagens nas aulas de Geografia mostra a necessidade de trocas e cooperação entre disciplinas distintas para que obtenham uma compreensão mais ampla da realidade, desconstruindo o modo tradicional de ensinar os aspectos geográficos, sendo capaz de aproximar e atrair o interesse dos alunos pela Geografia, como também desenvolver a leitura e agir de forma crítica para às questões étnico-raciais.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. D.O.U. de 10/01/2003. Brasília, 2003.
BRASIL. Parecer CNE/CP 3/2004, aprovado em 10/3/2004. Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Brasília, DF, junho, 2005.
BONATO, A. et al. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul – ANPED, 2012, Caxias do Sul.
KLUG, André Quandt; TESSMANN, Jéssica Moara da Cunha. A Interdisciplinaridade no Ensino de Geografia. In: Congresso Brasileiro de Geógrafos – AGB, 7. 2014.
MELO, Carlos Augusto de; GONÇALO, Sandra Regina Pereira. Uma proposta de intervenção para o ensino da literatura afro-brasileira nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Letras & Letras, Uberlândia, v. 33, n. 1, p. 95-118, jan./jul., 2017.
MOREIRA, Márcio de Araújo. Análise do Impacto da Lei 10639/2003 no ENEM - 1998 a 2013. 2015. 98f. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais). Rio de Janeiro: Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.
OLIVEIRA, Ana Flávia Borges de. A Representação do Negro no Livro Didático de Geografia do 8° Ano do Ensino Fundamental. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
QUEIROZ, Graziella Fernanda Santos; JÚNIOR, Manoel Caetano do Nascimento. Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira: experiência docente no ensino fundamental. In: Encontro Estadual de História, 2016, ANPUH-PB.
RAMOS, João Paulo Bernardo; GOMES, Fernanda; SAMPAIO, Adriany de Ávila Melo. Contação de histórias na Geografia: contribuições para o ensino da história e cultura afro-brasileira. Revista Ed. Popular, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 63-71. 2017.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. São Paulo: Cia. das Letras, 2019.
RODRIGUES, Poliana Rezende Soares; AQUINO, Mirian de Albuquerque. A (in)visibilidade da Pessoa Negra na Literatura Infantil: impossibilidades de afirmação afrodescendente na escola. Cadernos Imbondeiro, João Pessoa, v.1, n.1, p. 1-8, 2010.