A MÚSICA COMO FERRAMENTA ANTIRRACISTA NO ENSINO DE CARTOGRAFIA ESCOLAR

Autores/as

  • Bianca de Souza Rocha Universidade Federal de Uberlândia – UFU
  • Letícia de Paula e Silva Andrade Universidade Federal de Uberlândia – UFU

DOI:

10.46551/259498102021042

Palabras clave:

Ensino de Geografia, Cartografia, Antirracismo

Resumen

A música enquanto linguagem e representação artística pode vir a ser um importante instrumento de leitura de paisagens e espaços geográficos e importante recurso didático na transmissão do conhecimento, permitindo aos alunos maior compreensão de que a Geografia está presente das mais variadas formas e através de diversas linguagens. O uso dessas formas visa a aproximação do conteúdo com a realidade do aluno, facilitando sua compreensão. Além de tais alternativas metodológicas promoverem maior abrangência na construção do raciocínio geográfico. Portanto, com o objetivo de tal identificação, buscou-se neste trabalho utilizar a música como ferramenta de auxílio para o ensino de cartografia escolar, sobretudo músicas que possuem como temática central a questão da espacialidade e que trazem através de uma abordagem artística os conceitos e as categorias de análise da Geografia oportunizando diálogos antirracistas e de empoderamento negro, visto que as contribuições africanas em diversas áreas da sociedade foram constantemente apagas e desvalorizadas ao longo da história.

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Biografía del autor/a

Bianca de Souza Rocha, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Mestranda em Geografia - Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Letícia de Paula e Silva Andrade, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Mestranda em Geografia - Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Citas

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Publicado

2021-09-01

Cómo citar

de Souza Rocha, B., & de Paula e Silva Andrade, L. (2021). A MÚSICA COMO FERRAMENTA ANTIRRACISTA NO ENSINO DE CARTOGRAFIA ESCOLAR. Revista Ciranda, 5(3), 268–279. https://doi.org/10.46551/259498102021042

Número

Sección

Educação Racial e Étnico-racial