BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO, GEOGRAFIA, MÚSICA E A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003

Autores/as

  • Herivelton Pereira Pires Universidade Federal de Uberlândia – UFU

DOI:

10.46551/259498102021043

Palabras clave:

Educação, Relações Étnico-Raciais, Formação de Professores, Resistência

Resumen

A implementação da Lei 10.639, em todo nível escolar é algo que sofre grandes barreiras, mas devido a todos tipos de movimentos engajados com a causa, percebemos que estamos caminhando no rumo certo. Apesar da Lei ser criada em 10 de janeiro de 2003, enxergamos que mesmo 17 anos depois, a muito em que ser feito. A “conta” não bate, pois, uma porcentagem considerável da população não se considera racista, mas dizem que já presenciaram atitudes racistas de outras pessoas. O paradoxo disso tudo é que o racismo vem sempre do outro e nunca da gente. Por isso é que hoje, parafraseando Djamila Ribeiro, não basta ser contra o racismo, mas também é preciso ter uma atitude antirracista. Nas escolas, campos e construções, ainda há um enorme entrave em relação a implementação da Lei, mas a intenção aqui é mostrar que com boas ideias, mesmo havendo a falta materiais didáticos que auxiliam na promoção de uma educação antirracista, podemos sim promovê-las. Por isso acredita-se que o ensino, independentemente de qualquer disciplina escolar pode exercer uma contribuição para que possamos caminhar frente a luta contra o racismo. A intenção desse trabalho é mostrar a música como intervenção, no processo da implementação da Lei, além de expor algumas propostas, para que o docente possa trabalhar em sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Herivelton Pereira Pires, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Doutorando em Geografia – Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Bolsista CAPES.

Citas

BORGES, Edson. História, estrutura social de privilégios e ações afirmativas no Brasil. In: CHAVES, Rita; SECCO, Carmen; MACÊDO, Tania (Orgs.) Brasil/África: como se o mar fosse mentira. São Paulo: Editora UNESP; Luanda, Angola: Chá de Caxinde, 2006. p.179-216.

BRASIL, LEI N° 10639 DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicos Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. MEC/SECAD. 2005.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1998

FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES. População negra ainda sofre com a desigualdade no mercado de trabalho. Disponível em: <http://www.palmares.gov.br/2012/04/populacao-negra-ainda-sofre-com-a-desigualdade-no mercado-de-trabalho/>. Acesso: em 15/11/2012

GOMES, Paulo César da Costa. Geografia e Modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

GOMES, Paulo César da Costa. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, Iná E.; GOMES, Paulo C.; CORRÊA, Roberto L. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1995, p. 49-76.

COSGROVE, D. A geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: CORRÊA, R. L. e ROSENDAHL, Z. (Orgs.). Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 1998. p. 92-122.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro. Record, 2000.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Racismo no Brasil. São Paulo: Publifolha, 2001.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Uma história de “diferenças e desigualdades”: as doutrinas raciais do século XIX. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SOUSA NETO, Manoel Fernandes de. Aula de Geografia e algumas crônicas. Campina Grande: Bagagem, 2008.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Sobre a Tipologia de Territórios. In: SAQUET, Marco A.; SPOSITO, Eliseu S. (Orgs.). Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

BERQUE, A. Paisagem-marca, paisagem-matriz: elementos da problemática para uma geografia cultural. In: CORRÊA, R. L. e ROSENDAHL, Z. (Orgs.). Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: Editora da UERJ,1998. p.84-91.

Gilberto Gil. Quilombo, El Dourado Negro. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=O5bMIal00fQ>. Acesso em: 22 out. 2020.

Racionais Mc’s, Negro Drama. In: 1000 Trutas 1000 Tretas. São Paulo: Cosa Nostra, 2006.

Seu Jorge. Brasis. In: Ana e Jorge ao Vivo. São Paulo: Sony BMG, 2004.

Publicado

2021-09-01

Cómo citar

Pereira Pires, H. (2021). BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO, GEOGRAFIA, MÚSICA E A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003. Revista Ciranda, 5(3), 280–288. https://doi.org/10.46551/259498102021043

Número

Sección

Educação Racial e Étnico-racial

Artículos más leídos del mismo autor/a