PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II E AS LEIS FEDERAIS 10.639/2003 E 11.645/2008
DOI:
10.46551/259498102021045Palabras clave:
Leis 10.639/03 e 11.645/08, Pesquisa, Ensino de Geografia, RacismoResumen
Este trabalho tem como objetivo analisar como os professores de Geografia do Ensino Fundamental II aplica as leis federais 10.639/2003 e 11.645/2008 em sala de aula. Estas leis incluíram oficial no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas”. O estudo terá caráter qualitativo, com ênfase na Análise de conteúdo das respostas dos professores de Geografia do Ensino Fundamental II de escolas públicas da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que participaram da pesquisa. As leis federais 10.639/03 e 11.645/08 se propõe a refletir, atribui à discussão e reflexão acerca da história, da memória e da luta dos povos negros e indígenas socialmente excluídos ao longo do processo histórico do Brasil, até os dias atuais. De modo geral percebe-se que os professores têm avançado em relação às leis, como também o interesse de trabalhar com a temática, por isso a necessidade de formação de professores para aproximação e desmitificação para com os conhecimentos da cultura indígena, africana e afro brasileira. Construir uma identidade positiva e de afirmação social do indígena e do negro é necessário. A escola deve se apropriar de estratégias educativas de combate às formas de discriminação étnica, inicialmente a partir de uma formação dos profissionais da educação, e inclui-los nas ações pedagógicas que forneçam aos alunos a oportunidade de valorizar, conhecer, vivenciar a cultura negra e indígena. A Geografia a partir de suas categorias como lugar, paisagem, território e região, tem condições de realizar uma docência antirracista, mas para isso são necessários a formação inicial e continuada, e também de livros e outros materiais didáticos na mesma perspectiva.
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