PROJETO DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRODESCENDENTE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES
DOI:
10.46551/259498102021046Palabras clave:
Racismo, Democracia Racial, CurrículoResumen
Este ensaio artigo propõe a analisar uma das principais fontes responsável pela manutenção do mito da democracia racial no Brasil, considerando a contínua discriminação racial que parte da sociedade brasileira vivencia: a Escola Básica. Todos nós sabemos que um dos maiores intento da Educação atual é a formação plena do cidadão. Mas, contraditoriamente, contrastando com esse objetivo, se observa, inclusive por estatística, a contínua exclusão da comunidade negra e parda do processo de formação formal, uma vez que uma parcela significativa desse grupo, não foi inclusa, de forma justa nesse processo. Existe um racismo velado e enraizado em nossa sociedade. Essa discriminação tem afetado por séculos as condições de vida do povo negro em nosso país e tem se perpetuado, pois, há um ‘consenso’ (idealizado e concretizado) de que existe uma democracia racial no Brasil. Um Racismo Estrutural e Institucional. Segundo o IPEA, mais da metade da população brasileira, é negra e mestiça, possuem baixa renda per capita e baixo índice de escolaridade. Poucas pessoas desse grupo conseguem ingressar em universidades e fazer parte das classes média e alta em nosso país.
Descargas
Citas
ANJOS; R. S. A. dos. A África, a Educação Brasileira e a Geografia. In: Sales; Augusto dos Santos (Org.) Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília, 2005.p. 167-184.
ANDRADE, Vinícius Darlan Silva. Um caminho estratégico contra evasão escolar e fortalecimento da autoestima. CEERT. Disponível em: https://ceert.org.br/dialogando-praticas/pratica/vinicius?gclid=CjwKCAiAwrf-bUsFb5aySv2jGDxoD_BwE. Acessado em 2020.
BALDISSERA, A. Pesquisa-ação: uma metodologia do “conhecer” e do “agir” coletivo. In: Sociedade em debate. Pelotas, 2001.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/const/. Acessado em 2015.
________. Contribuições para Implementação da Lei 10.639/2003. Grupo de Trabalho Interministerial Instituído por Meio da Portaria Interministerial Mec/mj/seppir. No 605 de 20 de Maio de 2008. 58p.
________. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Parecer CNE/CP 3/2004, de 10 março de 2004.
________. Edital Plano Nacional do Livro Didático - PNLD 2014: Anos Finais do Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2013.
________. Lei Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. D.O.U. de 10/01/2003. Brasília, 2003.
________. Lei Nº 11.645, de 10 de março de 2008. D.O.U. 11/03/2008. Brasília, 2008.
________. Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural, Orientação Sexual. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 164p.
CORRÊA, Ricardo Alexandre. O racismo que se perpetua entre os muros das escolas do Brasil. Geledés. Publicado em: 05/05/2018. In: https://www.geledes.org.br/o-racismo-que-se-perpetua-entre-os-muros-das-escolas-do-brasil/?gclid=Cjw. Acessado em 2020.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 27. ed. Rio de Janeiro, RJ: Editora Paz e Terra, 1996. 148 p
SOARES, Iasmin. Minha experiência como vítima de racismo na escola. https://medium.com/@iasminsoares/minha-ismo-na-escola-311a3446364f. Acessada em 2020.