RELEVÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumen
O estágio curricular supervisionado, nos cursos de licenciatura, configura-se como um componente curricular determinante na formação do professor, pois oportuniza uma relação dialógica entre universidade e escola de educação básica, possibilitando, em conseqüência, a relação teoria e prática. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática. Entre os autores utilizados como referência, vale ressaltar a contribuição de Andrade (2009) que trata das possibilidades e desafios para operacionalização do estágio curricular supervisionado, Pimenta e Lima (2004) que abordam as perspectivas para realização do estágio, bem como BARREIRO; GEBRAN, (2006), que mencionam a formação da identidade docente. A partir da contribuição dos autores, percebe-se que o estágio curricular supervisionado é imprescindível para a formação do educador e que, portanto, configura-se como um campo propício para desenvolvimento de seu potencial pedagógico e investigativo.