LA PRESENCIA DE ANTOLOGÍAS EN EL ACERVO DE LA ENSEÑANZA SECUNDARIA DISTRIBUIDO POR EL PNBE (PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DE LA ESCUELA)

Autores/as

  • Caroline de Morais IFRS
  • Flávia Brocchetto Ramos UCS

DOI:

10.46551/259498102022006

Palabras clave:

Antologías. Enseñanza Secundaria. PNBE. Política Educacional.

Resumen

El presente artículo tiene por objetivo central analizar la presencia de obras antológicas seleccionadas
por el PNBE en el acervo destinado a la Enseñanza Secundaria. El programa es visto como una
política pública dirigida a la educación literaria que se preocupa con la formación lectora y con el
acceso a los bienes culturales. Para esta investigación con metodología analítica, se define como
objeto de estudio el Acervo 3, de la edición PNBE 2013, última del programa que atendió la etapa de
la Enseñanza Secundaria. En el material investigado, son separadas las antologías seleccionadas
mediante edicto, considerando un total de 60 obras literarias pertenecientes al acervo distribuido para
las bibliotecas escolares. Ante este panorama, el estudio concluye que las antologías están reconocidas
y obtienen espacio significativo en el acervo en cuestión, prestigiando autores de la Literatura
Brasileña al reunir textos ya publicados en momentos anteriores al de la organización de la obra
antológica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Caroline de Morais, IFRS

Doutora em Letras. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio
Grande do Sul (IFRS)

Flávia Brocchetto Ramos, UCS

Doutora em Letras. Professora da Universidade de Caxias do Sul e dos programas de
Pós-Graduação em Educação e Letras da (UCS).

Citas

BERENBLUM, A.; PAIVA, J. Por uma política de formação de leitores. Brasília:

Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BERENBLUM, A.; PAIVA, J. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): leitura e

biblioteca nas escolas públicas brasileiras. Brasília: Ministério da Educação, 2008. Disponível

em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Avalmat/livro_mec_final_baixa.pdf. Acesso

em: 15 mar. 2017.

BRASIL. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do

Livro e do Material Didático. 2017. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9099.htm. Acesso em: 15

nov. 2019.

BRASIL. Edital de convocação 08/2011 – CGPLI. Edital de convocação para inscrição e

seleção de obras de literatura para o Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE 2013.

Brasília, 29 de dezembro de 2011. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9665-pnbe2013-edital&Itemid=30192. Acesso em: 15 abr. 2016.

BRASIL. Portaria SEB nº 27, de 25 de outubro de 2012. Divulga o resultado da avaliação

pedagógica das obras inscritas para o Programa Nacional Biblioteca da Escola/PNBE, 2012.

Disponível em:

https://www.jusbrasil.com.br/diarios/41839141/dou-secao-1-29-10-2012-pg-17. Acesso em:

set. 2016.

BRASIL. Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE. Fundo Nacional de

Desenvolvimento da Educação. Ministério da Educação, 2019. Disponível em:

https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/biblioteca-na-escola/histori

co. Acesso em: 10 ago. 2019.

BRASIL. Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE. Ministério da Educação, 2016.

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-nacional-biblioteca-da-escola/apresentacao.

Acesso em: 30 mar. 2016.

CIRINO, D. B. L. Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE: apropriação dos

acervos para a formação de leitores no município de Ipameri-Goiás. 2015. 187 f. Dissertação

(Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão. Programa de

Pós-Graduação em Educação, Catalão, 2015.

COSSON, R.; PAIVA, A. O PNBE, a literatura e o endereçamento escolar. Remate De

Males, 34(2), Universidade Estadual de Campinas, p. 477-499, 2014. Disponível em:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635860. Acesso em: 13

nov. 2019.

FERNANDES, C. R. D. A seleção de obras literárias para o Programa Nacional Biblioteca da

Escola - PNBE 2006-2014. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Brasília,

UnB, n. 51, p. 221-244, 2017.

FRAISSE, E. Les anthologies en France. Paris: PUF, 1997.

KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à

pesquisa. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

MOREIRA, A. Governo federal está desde 2014 sem comprar livros de literatura para

escolas públicas. Educação. Portal G1. Portal CBL. 29/09/2017. Disponível em:

https://g1.globo.com/educacao/noticia/governo-federal-seguira-sem-entregar-novos-livros-deliteratura-para-bibliotecas-escolares-em-2018.ghtml e

http://cbl.org.br/imprensa/noticias/governo-federal-esta-desde-2014-sem-comprar-livros-de-lit

eratura-para-escolas-publicas. Acesso em: 15 nov. 2019.

PAIVA, J.; BERENBLUM, A. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) - uma

avaliação diagnóstica. Pro-Posições. Campinas, Unicamp, v. 20, n 1, p. 173-188, 2009.

RAMOS, F. B. Literatura na escola: da concepção à mediação do PNBE. Caxias do Sul/RS:

Educs, 2013.

SERRANI, S. Antologia: escrita compilada, discurso e capital simbólico. Alea: Estudos

Neolatinos [online]. Rio de Janeiro, UFRJ, v. 10, n 2, p. 270-287, 2008. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2008000200008. Acesso

em: 18 dez. 2018.

SOARES, M.; PAIVA, A. Introdução. In: BRASIL. PNBE na escola: literatura fora da caixa.

Brasília: MEC/SEB, 2014. p. 11-18.

SOARES, U. F. Políticas públicas de incentivo à leitura: o Programa Nacional Biblioteca da

Escola (PNBE) no câmpus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins. 2018.

f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade

Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Palmas,

Publicado

2022-08-26

Cómo citar

de Morais, C., & Brocchetto Ramos, F. . (2022). LA PRESENCIA DE ANTOLOGÍAS EN EL ACERVO DE LA ENSEÑANZA SECUNDARIA DISTRIBUIDO POR EL PNBE (PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DE LA ESCUELA). Revista Ciranda, 6(01), 84–102. https://doi.org/10.46551/259498102022006

Artículos más leídos del mismo autor/a