PROSPECTOS DIALÓGICOS SOBRE AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS NA MODERNIDADE

Autores/as

  • Marcelo Máximo Purificação UEMS

DOI:

10.46551/259498102022010

Palabras clave:

Escola. Modernidade. Modelos de Educação. Processos Educativos.

Resumen

Este texto é resultado das discussões realizadas no âmbito da disciplina Emergência e Transformações
da Instituições Educacionais, desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Luterana do Brasil – ULBRA e de discussões realizadas na linha de pesquisa: Processos
Educativos do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Multidisciplinar – NEPEM, do Centro
Universitário de Mineiros - UNIFIMES. A análise das fontes, aliada ao embasamento teórico, permitiu
a percepção de prospectos dialógicos de como determinadas práticas desenvolvidas no interior da
escola foram utilizadas para afirmar a atualização da elite no contexto da modernidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Máximo Purificação, UEMS

Doutor em Ensino (UNIVATES). Doutor em Ciências da Religião (PUC-Goiás). Pós-Doutor
em Educação (Universidade de Coimbra). Doutorando em Educação (ULBRA). Professor do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
(UEMS).

Citas

CARVALHO, Alexandre Filordi de. Foucault e a crítica à institucionalização da

Educação: implicações para as artes de governo. Pro-Posições | v. 25, n. 2 (74) | p. 103-120

| maio/ago. 2014.

GAJARDO, Marcela. ILLICH, Ivan. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2010. (ler

p.11-16) Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4673.pdf.

Acesso em 04

mar. 2020.

ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. Petrópolis: Vozes, 1988.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento.

Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

___________. Qu’est-ce que les lumières. Dits et écrits IV – 1980-1988. Paris: Gallimard,

e. p. 562-578.

__________. Vigiar e punir. 37. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

__________. Vigiar e punir. Petrópolis (RJ): Vozes, 1999.

POOLI, João Paulo. A filosofia da educação e a maquinaria escolar: entre discursos e

práticas. X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014.

SARAIVA, Karla. A aliança biopolítica educação-trabalho. Pro-Posições, v. 25, n. 2, p.

-156, maio/ago. 2014. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/pp/v25n2/08.pdf. Acesso

fev.2018 .

VARELA, Julia; ALVAREZ-URIA, Fernando. A maquinaria escolar. Teoria & Educação,

São Paulo, n. 6, p.68-96, 1992.

Publicado

2022-08-26

Cómo citar

Máximo Purificação, M. . (2022). PROSPECTOS DIALÓGICOS SOBRE AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS NA MODERNIDADE. Revista Ciranda, 6(01), 155–161. https://doi.org/10.46551/259498102022010