UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
10.46551/259498102022012Palabras clave:
Estágio Supervisionado Formação de Professores. Relatórios de estágioResumen
Embora o estágio na formação de professores venha sendo objeto de muitas pesquisas, não se percebem resultados significativos desses estudos na dinâmica de seu desenvolvimento nas universidades. Nesse sentido pode-se afirmar que o estágio curricular clama por novos sentidos, o que tem instigado os pesquisadores a novas buscas. No contexto dessa problemática, emergiu a questão orientadora dessa pesquisa: O que os relatórios de estágio dos alunos do curso de Pedagogia revelam sobre o Estágio Supervisionado na formação do professor para atuar no ensino básico? Em consonância com os objetivos propostos, optamos por uma abordagem qualitativa de investigação, realizando pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, selecionando 10 relatórios de estágio supervisionado do curso de Pedagogia. A partir da leitura dos relatórios foram definidas 3 categorias de análise: 1) estágio como pesquisa 2) O estágio na perspectiva reflexiva 3) estágio relação teoria e prática. Nos relatórios analisados, constatamos que o estágio supervisionado traz de forma recorrente a reflexão como fio condutor, e são considerados como um espaço de pesquisa, visando favorecer maior conhecimento da realidade do profissional docente, a partir da problematização, teorização, reflexão, intervenção e redimensionamento da ação. Apontam também a dificuldade de se romper com a dicotomia entre teoria e prática na formação do professor. Apesar desta dificuldade, percebe-se grande empenho na busca de soluções que permitam transpor os entraves que se colocam.
Descargas
Citas
CANDAU, Vera Maria Ferrão. LELIS, Isabel. A relação teoria-prática na formação do
educador. In: CANDAU, Vera. Maria (org.). Rumo a uma nova didática. 10. ed. Petrópolis:
Vozes, 1999. p.56-72.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A Prática de ensino e o estágio supervisionado.
Campinas: Papirus, 1991.
KENSKI, Ivani Moreira. A vivência escolar dos estagiários e a prática de pesquisa em
estágios supervisionados. In: PICONEZ, Stela. Bertholo. (Coord.). A prática de ensino e o
estágio supervisionado. 9. ed. Campinas: Papirus,1994, p. 39-51.
LEMOS, Ana Raquel Pereira. A prática de ensino sob forma de pesquisa e prática
pedagógica no Curso de Pedagogia. In: XIII ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE
DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2006, Recife. Educação, questões pedagógicas e
processos formativos: compromisso com a inclusão social, Anais Eletrônicos, 2008.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. O trabalho como princípio articulador na prática de
ensino e nos estágios. Campinas-SP:Papirus, 1996.
GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de
crianças. Ijuí-RS: Ed. Unijuí, 2003. 288 p
LUDKE, Menga. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: ANDRÉ, Marli Elisa
Dalmazo Afonso de. (Org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores.
Campinas: Papirus, p. 27-54. 2001
CARVALHO, Anna Maria Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de
ciências. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MAZZEU, Francisco Jose Carvalho. Uma proposta metodológica para a formação
continuada de professores na perspectiva histórico-social. Cadernos Cedes, ano XIX, n. 44,
abr. 1998.
TARDIF, Mauricio; LESSARD, C. O trabalho docente. Petrópolis: Vozes, 2000.
PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática?
ed. São Paulo: Cortez, 2001.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro. Estágio e docência. São Paulo: Cortez,
SCHÖN, Donald A. Educando o Profissional Reflexivo: Um novo design para o ensino e a
aprendizagem. Trad. Roberto Catoldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
_______. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António. Os
professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular; Buenos
Aires: CLACSO, 2007.