ESTÁGIO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores/as

  • Kalessa Aparecida Cardoso Santos Unimontes
  • Rosana Cássia Rodrigues Andrade Unimontes

Palabras clave:

Estágio supervisionado, Pandemia, Ensino remoto

Resumen

A educação precisou se reinventar frente à pandemia do Covid-19. O distanciamento social
recomendado tanto pela OMS quanto pelo Ministério da Saúde impediu as atividades escolares de
forma presencial nesse contexto, este relato de experiência descreve o estágio curricular
supervisionado realizado no formato remoto, e pretendeu responder o alguns questionamentos O
Estágio Curricular Supervisionado é uma disciplina que faz parte do currículo do curso de pedagogia,
sendo, este obrigatório para o processo formativo do acadêmico. É um momento de oportunizar o
aluno a vivenciar na prática os conteúdos teóricos aprendidos na sala de aula com o acompanhamento
de um profissional. O Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental,
teve início no 6° período do curso, com o objetivo de desenvolver um trabalho que relacione a teoria
com a prática, a fim de estabelecer um vínculo entre acadêmicos e seu futuro campo de trabalho que é
a (escola). Estamos vivendo um momento de crise pandêmica global em que as aulas estão
acontecendo em formato remoto o que torna um desafio, no entanto, é de grande relevância e
aprendizado para os acadêmicos em sua formação profissional e humana. Diante dessa pandemia, que
muda o formato das aulas, surgiram alguns questionamentos como: e possível trabalhar em sistema
remoto? Como os professores enfrentam essa realidade? Identifica-se que a pandemia impôs uma
mudança paradigmática à educação escolar que tem seu maior ponto de apoio na tecnologia digital e
na capacidade de adaptação dos professores e gestores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kalessa Aparecida Cardoso Santos, Unimontes

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros
(UNIMONTES)

Rosana Cássia Rodrigues Andrade, Unimontes

Doutora pela PUC/SP. Docente do Departamento de Estágios e Práticas escolares
(UNIMONTES)

Citas

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Estude em Casa, 2021. Disponível em:

https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/. Acesso em: 17 jun. 2021.

_________. Conexão Escola 2.0, 2021. Disponível em:

https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/. Acesso em: 05 mai. 2021.

________.Planos de Estudos Tutorados, 2021. Disponível em:

https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/. Acesso em: 16 abr. 2021.

________.Regime Especial de Atividades não Presenciais, 2021. Disponível em:

https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/. Acesso em: 06 abr. 2021.

_________. Se Liga na Educação, 2021. Disponível em:

https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/. Acesso em: 04 mai. 2021.

Publicado

2022-08-26

Cómo citar

Cardoso Santos, K. A., & Rodrigues Andrade, R. C. (2022). ESTÁGIO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Ciranda, 6(01), 211–214. Recuperado a partir de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/5611

Número

Sección

Resumos Expandidos