AS REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: INFLUÊNCIAS DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
DOI:
10.46551/259498102023014Palabras clave:
: Educação superior; educação a distância; política educacional; formação de professores; educação continuada.Resumen
O artigo contempla o trabalho desenvolvido ao longo da Prática Supervisionada, que visa à procura de estratégias, métodos e novos materiais com os quais podemos melhorar a nossa prática, construindo assim um perfil profissional adequado nos campos teórico-prático e crítico-reflexivo, e a caracterização de uma escola em Montes Claros – MG. Diante disso, traz reflexões acerca dos processos que são fundamentais na formação do futuro professor, baseando-se em teóricos que buscam entender a importância do estágio na formação docente. Aborda também a caracterização da escola, a experiência do estagiário durante o período de estágio e as considerações acerca do estágio realizado.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 3-4, 26 set. 2008.
KULCSAR, Rosa. O estágio supervisionado como atividade integradora. In: PICONEZ, Stela C. Bertholo (Org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. São Paulo: Papirus, 1991.
NÓVOA, Antonio. Antonio Nóvoa: "professor se forma na escola". Entrevista concedida a Paola Gentile. Publicado em Nova Escola, edição 142, 01 de maio de 2001.
PIMENTA, Selma G.; L. LIMA, Maria do Socorro. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez,
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 20 de dezembro de 2017b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC.pdf. Acesso em: 13 maio 2022.