UMA ANÁLISE DO CONTEXTO POLÍTICO DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DE 1961: MOTIVAÇÕES E INTERESSES DO PRIMEIRO ANTEPROJETO ATÉ SUA APROVAÇÃO
DOI:
10.46551/259498102022014Palabras clave:
Agendas políticas, contexto político LDB 1961, promulgação LDB 1961.Resumen
Este estudo busca retratar através de levantamento histórico a cronologia dos acontecimentos e o contexto político por trás da implementação da Lei de Diretrizes e Bases de 1961, da apresentação do primeiro anteprojeto até a sua aprovação. Articulando essa narrativa e contexto histórico a ideias de cientistas políticos, foi realizado nesta pesquisa como principal ferramenta na busca de dados, uma revisão bibliográfica em banco de dados de artigos, teses e dissertações. Com isso foi possível compreender de forma mais aprofundada quais motivos e /ou interesses guiaram as tomadas de decisão em torno da educação no Brasil. Esse mergulho histórico nos ajudou a compreender melhor nossa história e conhecer nossas figuras públicas, a fim de contextualizar suas tomadas de decisões ou mesmo sua inação para assuntos de interesse público.
Descargas
Citas
BALL, Stephen J. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Londres. Universidade de Londres. 2001
BARROS, Rubens. A história da LDB. Revista Educação, Santa Maria - RS, 14, Dezembro 2016. Edição 235. Disponível em: <http://www.revistaeducacao.com.br/historia-da-ldb/>. Acesso em: 25, Fevereiro de 2019.
CAPELLA, Ana Claudia N. Perspectivas teóricas sobre o processo de formulação de políticas píblicas. BIB, São Paulo. 2006
COUTINHO, Carlos Nelson. O ESTADO BRASILEIRO: Gênese, crise, alternativas. 2006
COUTINHO, M. A. G. C. . Carlos Lacerda e o Projeto de Educação Nacional. In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006, Goiânia. ANAIS A Educação e seus Sujeitos na História. Goiânia: Universidade Católica de Goiás, 2006. v. Único.
LIMA, A. B. ; FRANCO, C. A. N. . A encíclica de Pio XI e sua influência na relação público e privado na educação brasileira. In: X Seminário Nacional do HISTEDBR - 30 anos de HISTEDBR (1986-2016): contribuições para a história e historiografia da educação brasileira, 2016, Unicamp. X Seminário Nacional do HISTEDBR - 30 anos de HISTEDBR (1986-2016): contribuições para a história e historiografia da educação brasileira. Campinas: Histedbr, 2016. v. 1. p. 1-25.
MARCHELLI, P. S. Da LDB 4.024/61 ao debate contemporâneo sobre as Bases Curriculares Nacionais. Revista e-Curriculum (PUCSP) , v. 12, p. 1480-1511, 2014.
MARTINOFF, E. H. S.MARTINOFF, E. H. S. O ensino de música na escola pública brasileira no período de vigência da Lei 5.692/71 e seus reflexos na atualidade. Doutorado. São Paulo, 2017. Tese. Instituto de Artes da UNESP.
MONTALVÃO, Sérgio . Liberdade de ensino versus totalitarismo: a semântica política dos substitutivos de Carlos Lacerda durante a tramitação da Lei de Diretrizes e Bases (1958-1959). Revista de Historia (USP) , v. 169, p. 293-322, 2013.
SILVA, José Renato da; A LDB de 1961: língua e educação na configuração nacional - um percurso na história. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.