TRABALHO, SAÚDE MENTAL E UNIVERSIDADE: UM OLHAR SOBRE OS DOCENTES DA UNEB-CAMPUS XXI

Autores/as

  • Andressa de Sousa Santos Ferreira
  • Beatriz dos Santos Alves

DOI:

10.46551/259498102022015

Palabras clave:

Docência, Ensino Superior, Trabalho, Saúde mental

Resumen

A saúde mental da classe docente é um aspecto a se considerar, principalmente quando direcionado o olhar para as suas vivências. Com o objetivo de analisar a saúde mental dos docentes da Universidade Estadual do Estado da Bahia, no Campus XXI-Ipiaú, o presente artigo se trata de uma pesquisa de campo realizada com onze docentes efetivos e substitutos, submetida ao CEP e aprovada sob o parecer nº 4141509, através de um formulário auto aplicável da ferramenta Google forms. O questionário teve como intuito colher informações de cunho pessoal e profissional, como por exemplo, diagnóstico de doenças, auxílio de psicoterapia e clima organizacional. A análise dos dados coletados buscou responder ao questionamento principal deste artigo: Quais as percepções dos docentes acerca da sua saúde mental e as contribuições da instituição com relação a elas? A pesquisa mostrou que em média 70% dos docentes se mostraram satisfeitos com o seu ambiente laboral, não apresentando sofrimento psicológico nesse aspecto. A docência é um trabalho de importância social e econômica, portanto, tratar de questões como saúde mental desta classe, se faz cada vez mais necessário, principalmente quando inserida em um contexto de alienação do trabalho e carga horária exaustiva às quais esta população se submete.

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Publicado

2022-11-16

Cómo citar

de Sousa Santos Ferreira, A., & dos Santos Alves, B. (2022). TRABALHO, SAÚDE MENTAL E UNIVERSIDADE: UM OLHAR SOBRE OS DOCENTES DA UNEB-CAMPUS XXI. Revista Ciranda, 6(02), 16–31. https://doi.org/10.46551/259498102022015