ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO O STOP MOTION
DOI:
10.46551/259498102022018Palabras clave:
Fechamento de Escolas do Campo, Formação Docente, Tecnologia Aplicada à Educação, Tecnologia da Informação, Comunicação. Stop Motion.Resumen
O trabalho relata uma experiência integrada entre as disciplinas de Tecnologia Aplicada à Educação e Educação no Campo, do sétimo período de Pedagogia, da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, no ano de 2017. O objetivo era usar os recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no desenvolvimento de uma animação que tratasse do fechamento das escolas rurais. Utilizando recursos simples e de baixo custo, as autoras produziram um vídeo curto que cumpriu seu papel, transmitindo a mensagem principal com êxito. Os materiais e métodos empregados na execução do projeto mostraram-se úteis para o uso posterior nas práticas pedagógicas das futuras docentes, instituindo possibilidades para novas aplicações.
Descargas
Citas
DA SILVA, I.T.; ROCHADEL, W. Práticas pedagógicas com Stop Motion na formação de Professores. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, [S.l.], p. 8-14, june 2018. ISSN 2594-388X. Disponível em: <https://publicacoes.rexlab.ufsc.br/old/index.php/sited/article/view/132>. Acesso em: 19 jul. 2022.
KAMININSKI, V. R. Animação no ensino fundamental: Stop Motion. In: Simpósio de Arte Visuais, 3., 2010, Curitiba. Anais eletrônicos. Curitiba, FAP - Faculdade de Artes do Paraná, 2010. Disponível em: <http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/extensao/2-ENREFAEB_3-Simposio-AV/15ValeriaRaquelKaminski.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2022.
KENSKI, V.M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.10, p.47-56, set./dez. 2003. Disponível em:<http://paginapessoal.utfpr.edu.br/kalinke/novas-tecnologias/pde/pdf/vani_kenski.pdf>. Acesso em: 09 jul. 2022
NETO, L. B. Entrevista: Fechamento de escolas rurais obriga crianças a passar mais tempo na estrada que em aula. [Entrevista concedida a] Cida de Oliveira. Rede Brasil Atual, 09 mar. 2013. Disponível em: <https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2017/03/fechamento-de-escolar-rurais-obriga-criancas-a-passar-mais-tempo-na-estrada-do-que-em-sala-de-aula/>. Acesso em: 14 abr. 2017.
OLIVEIRA, M. D., MEDEIROS, L. M., & CANCELIER, J. W. Stop motion na sala de aula: Utilizando fotografias em movimento como estratégia de construção do conhecimento em uma escola do campo de Santa Rosa – RS. Research, Society and Development,[S. l.], v.10, n.5, e44810514799, 2021. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/14799/13220/192302>. Acesso em: 12 jul. 2022.
PAULA, J. L. de; PAULA, J. L. de; HENRIQUE, A. L. S. O USO DO STOP-MOTION COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO EMI. HOLOS,[S. l.] v. 3, p. 141–149, 2017. DOI: 10.15628/holos.2017.5774. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5774. Acesso em: 4 jul. 2022.
RIBEIRO, G. de O.; NUNES DE OLIVEIRA, E. .; CILENE SILVA, K.; PEREIRA MENDONÇA, A. Aplicação de Stop Motion para criação de vídeos animados sobre mitos indígenas : uma experiência na formação de professores indígenas na cidade de Manaus. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, n. ed.especial, p. e126320, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6ied.especial.1263. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1263. Acesso em: 11 jul. 2022.
RODRIGUES, A. C.S.; MARQUES, D.F.; RODRIGUES, A.M.; DIAS, G.L.. Nucleação de Escolas no Campo: conflitos entre formação e desenraizamento. Educação & Realidade, Porto Alegre, Brasil, v. 42, n. 2, p. 707-728, abr./jun. 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2175-623657687>. Acesso em: 09 jul. 2022.
RODRIGUES, A. C.L.; ALMEIDA, V. E.; ESPÍRITO SANTO, A. C. Stop Motion como suporte no processo de aprendizagem por meio das mídias. RECITE - Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, Rio de Janeiro, Brasil, v.5, n.1, 2020. Disponível em: <https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/96>. Acesso em: 11 jul. 2022.
ROJO, R. Entrevista: Multiletramentos, multilinguagens, novas aprendizagens.[Entrevista concedida a] Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza; 15 out. 2013. Disponível em: <http://www.grim.ufc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=80:entre-vista-com-roxane-rojo-multiletramentos-multilinguagens-e-aprendizagens&catid=8:pu-blicacoes&Itemid=19>. Acesso em: 11 jul. 2022.
TECHTUDO. Microsoft encerra o Movie Maker e todo o kit Live Essentials, 2017. Página Inicial. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/2017/01/microsoft-encerra-o-live-essentials-kit-contem-o-editor-movie-maker.ghtml>. Acesso em: 20 de jul. 2022.
VIEIRA, F. M. S.; SOUZA, R. S. dos S. A gamificação como aliada no processo de produção textual. Letras & Letras, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 187–200, 2017. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/35249>. Acesso em: 12 jul. 2022.