QUE CURRÍCULO QUEREMOS E DESEJAMOS CONSTRUIR NAS ESCOLAS EM UM FUTURO PÓS-PANDÊMICO?

Autores/as

  • Erika Mariana Abreu Soares UFVJM, FAVAG

DOI:

10.46551/259498102022021

Palabras clave:

Currículo, Educação Libertadora, Desejar, Querer

Resumen

Este texto procura pensar a educação como prática libertadora problematizando o currículo
desenvolvido dentro das instituições escolares. Um currículo que hierarquiza as relações, reproduz
modelos de ensino, imprime rotina, demanda repetição e representação de conteúdos programáticos
sem estimular o pensamento reflexivo e crítico do/a aluno/a. Por outro lado, é possível construirmos
um currículo que a criticidade esteja presente no diálogo entre o/a professor/a e o/a aluno/a, onde as
palavras pronunciadas se tornam forças para vivenciarmos uma educação libertadora. Para orientar
essa problematização escolhi os estudos e pesquisas acerca da filosofia da diferença.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erika Mariana Abreu Soares, UFVJM, FAVAG

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e
Mucuri (UFVJM) e da Faculdade do Vale do Gorutuba (FAVAG).

Citas

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Tradução Mauro W. Barbosa. 7. ed. São

Paulo: Perspectiva, 2016.

CORAZZA, Sandra Mara. Uma vida de professora. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005.

DELEUZE, Gilles. Conversações. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia 1. 2. ed.

São Paulo: Editora 34, 2011.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Editora Escuta, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Minidicionário Houaiss da língua

portuguesa. 3.ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Rev. Psicologia em Estudo,Maringá,

v.6, n.1, p. 17-27, jan./jun. 2001.

KOHAN, Walter O. Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica. Belo

Horizonte: Vestígio, 2019.

LARROSA. Jorge. Tremores:escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Currículo, desejo e experiência. Rev.Educação & Realidade,

Porto Alegre, v. 34, p. 277-293, 2009.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Diferença no currículo. Rev.Cadernos de Pesquisa, São Luís,

v.40, p. 591-609, 2010.

PARAÍSO, Marlucy. O currículo entre a busca por “bom desempenho” e a garantia das

diferenças. In: DALBEN, Ângela; DINIZ, Júlio; LEAL, Leiva e SANTOS, Lucíola. (org.).

Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: currículo, ensino

de educação física; ensino de geografia; ensino de história; escola, família e comunidade.

Belo Horizonte: Autêntica, 2010a.p. 132-152.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Um currículo entre formas e forças. Rev. Educação, São Carlos.

v.38, n.1, p. 49-58, jan./abr. 2015.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Uma vida de professora que forma professoras/es e trabalha

para o alargamento do possível no currículo. Curitiba: BrazilPublishing, 2019.

SCHÉRER, René. Aprender com Deleuze. Rev. Educação e Sociedade, Campinas, v.26,

n.93, p. 1183-1194, set./dez. 2005.

SCHÖPKE, Regina. Dicionário filosófico: conceitos fundamentais. São Paulo: Martins

Fontes, 2010.

ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Deleuze. Rio Janeiro: Sinergia, 2004.

Publicado

2022-11-16

Cómo citar

Abreu Soares, E. M. (2022). QUE CURRÍCULO QUEREMOS E DESEJAMOS CONSTRUIR NAS ESCOLAS EM UM FUTURO PÓS-PANDÊMICO?. Revista Ciranda, 6(02), 111–119. https://doi.org/10.46551/259498102022021