CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA NA IMANÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO E PARA OS ESTUDOS DECOLONIAIS*

Autores/as

  • André Martins UFRJ

DOI:

10.46551/259498102022023

Palabras clave:

educação, filosofia da imanência, decolonialidade, Spinoza, Winnicott

Resumen

Confrontando as ideações metafísicas, que pressupõem um ideal, moralmente justificado de bondade, beleza e justiça, a que todos deveriam perseguir, este artigo propõe a compreensão do ser humano e de suas práticas, incluindo a educação, a partir da filosofia da imanência, ou seja, da admissão do mundo sensível como o único existente e de nossos afetos como guias confiáveis e incontornáveis na nossa relação conosco mesmos, com o outro e com o mundo.  Nesse sentido, ao invés de tentar modelar as crianças segundo um ideal de racionalidade, imposto de forma colonial, a educação pode convidá-las a uma compreensão do mundo a partir dos seus próprios afetos, ajudando-as a expressarem criativamente o seu self e a caminharem no sentido de construírem modos de existência baseados na ética, entendida como a potência de pensar no outro a partir da compreensão de si mesmo.

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Biografía del autor/a

André Martins, UFRJ

Doutor em Filosofia. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

2022-11-16

Cómo citar

Martins, A. (2022). CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA NA IMANÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO E PARA OS ESTUDOS DECOLONIAIS* . Revista Ciranda, 6(02), 131–169. https://doi.org/10.46551/259498102022023