FORMAÇÃO DE PROFESSORES, NARRATIVAS DOCENTES ANALISADAS NO CURSO “LETRAMENTO LÚDICO E CRIATIVO PARA OS ANOS INICIAIS DA SEEDF”

Autores/as

  • Nilvânia Cardoso Almeida Universidade de Brasília- UNB e Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Liliane Campos Machado Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação – FE da Universidade de Brasília – UnB.Universidade de Brasília - UnB https://orcid.org/0000-0001-7793-7350

DOI:

10.46551/259498102023024

Palabras clave:

Educação. Formação de professores. Narrativas docentes.

Resumen

Este trabalho resulta da análise do diário reflexivo do curso de formação de professores, “Letramento Lúdico e Criativo para os professores dos Anos Iniciais”, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF no ano de 2015, por meio da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais em Educação (EAPE) e seus formadores regionais localizados na Coordenação Regional de Sobradinho - DF. O texto explora a formação de professores e as narrativas apresentadas pelos participantes durante o curso oferecido pela SEEDF.  É uma produção de natureza qualitativa, com ênfase nas narrativas biográficas registradas no diário reflexivo desenvolvidos no processo formativo citado. A revisão de literatura pautou-se nos estudos de Frigotto; Ciavatta, (2003) e Souza (2006), Delory (2012), Matos e Souza (2015), Souza e Matos (2017), Larrosa (2002), os quais contribuíram para a compreensão das abordagens feitas a partir dos registros reflexivos dos cursistas em processo de formação. A contribuição desse processo formativo possibilitou a ressignificação da prática pedagógica a partir das narrativas apresentadas durante as rodas de conversas, em que a teoria e a prática foram articuladas no sentido de justificar a transformação da ação docente.

 

Palavras-chave: Educação. Formação de professores. Narrativas docentes.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Delory-Momberger, C. Introdução/ Há vida sem narrativa? In: Delory-Momberger, C. A. Condição Biográfico: ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Natal: Editora da UFRN, 2012.

DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal-SEEDF. Currículo em Movimento da Educação Básica: Pressuposto Teóricos. Brasília, 2014.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educ. Soc., Campinas, v. 24, n. 82, p. 93 -130, abr. 2003.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Trad. de João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, Anped, São Paulo, n. 19, p. 20-28, jan./abr.2002.

MAGALHÃES, I.; MARTINS, A. R.; RESENDE, V. de M. Análise de discurso crítica: um método de pesquisa qualitativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017.

SOUZA, E. C. de. Abordagem Biográfica e Formação de Professores: Conceitos, perspectiva formativa e autoformativa. In: Souza, E.C. O Conhecimento de si: Estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

SOUZA, E. C. de; MATOS, R de S. Literatura e Educação: narrativas na pesquisa educacional. In: OLIVEIRA, I. B. de; Graça Reis. (Org.). Pesquisas com formação de professores: rodas de conversa e narrativas de experiência. Petrópolis: DP et Alli, 2017, v. 1, p. 149-170.

MATOS, R de S.; SOUZA, E. C. de. O fenômeno da escrita (auto) biográfica: localizações teórico-históricas. In: SOUZA, E. C. de (Org.). (Auto) Biografias e Documentação Narrativa: redes de pesquisa e formação. Salvador: EDUFBA, 2015, v. 1, p. 173-184.

Publicado

2023-12-15

Cómo citar

Cardoso Almeida, N., & Campos Machado, L. (2023). FORMAÇÃO DE PROFESSORES, NARRATIVAS DOCENTES ANALISADAS NO CURSO “LETRAMENTO LÚDICO E CRIATIVO PARA OS ANOS INICIAIS DA SEEDF”. Revista Ciranda, 7(02), 28–39. https://doi.org/10.46551/259498102023024

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.