EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL E O CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIMONTES (CAMPUS PIRAPORA): PROJETO MEIO AMBIENTE ESTAÇÃO “COISAS” DA MINHA TERRA

Autores/as

  • Daiana Santos de Oliveira Unimontes
  • Luana Barbosa Durães
  • Renata Aparecida Alves Gomes
  • Ângela Maria Machado Bessa

DOI:

10.46551/259498102024024

Palabras clave:

Ações Sustentáveis. Conscientização. Lixo. Meio Ambiente. Projeto.

Resumen

Desde o início da existência em que os homens habitavam em cavernas e sobreviviam da pesca e da caça, já haviam resto de materiais provenientes do seu consumo. O problema é que ao passar dos anos, o volume de lixo aumentou consideravelmente e consequentemente isso tem promovido graves problemas para a humanidade. E diante dessa realidade, percebemos a necessidade de debatermos tal assunto: consumismo e educação ambiental, para os alunos, buscando fomenta a criticidade e formação cidadã, contribuindo para a construção de uma sociedade ambientalmente consciente. Logo, o presente artigo tem como finalidade relatar e divulgar experiências atreladas ao Projeto Meio Ambiente Estação “Coisas” da Minha Terra, onde os alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I (tempo integral) participaram das ações em uma escola localizada no município de Pirapora-MG. Como metodologia do trabalho, utilizou-se uma breve revisão bibliográfica e recursos iconográficos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daiana Santos de Oliveira , Unimontes

Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.

Luana Barbosa Durães

Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia. Especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação. Especialista em Alfabetização e Letramento.

Renata Aparecida Alves Gomes

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros. Especialista e Professora da Secretaria Municipal de Educação de Pirapora. Especialista em Psicopedagogia. Especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação. Especialista em Educação Inclusiva.

Citas

AGOSTINI, N. Conscientização e Educação: ação e reflexão que transformam o mundo. Pro-Posições, v. 29, n. 3, p. 187–206, set. 2018.

BOEHM, C. Geração de lixo no mundo pode chegar a 3,8 bi de toneladas em 2050. 2024.AgenciaBrasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2024-02/geracao-de-lixo-no-mundo-pode-chegar-38-bi-de-toneladas-em-2050. Acesso em: 21/07/2024.

CARDOSO, F.; CARDOSO, J. C. O problema do lixo e algumas perspectivas para redução de impactos. Cienc. Cult. [online], vol.68, n.4, pp.25-29, 2016.

COCATO, G. P. Crítica à educação ambiental no ensino de geografia: discussão e propostas pedagógicas. GEOUSP, v. 25, n. 1, p. e–158138, 2021.

CICLOVIVO. Brasil descarta 33 milhões de toneladas de lixo de forma irregular. Disponível em: https://ciclovivo.com.br/planeta/desenvolvimento/brasil-descarta-33-milhoes-de-toneladas-de-lixo-de-forma-irregular/ Acesso em: 21/07/2024.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2008. Documento eletrônico. disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pnsb2008/PNSB_2008.pdf. Acesso em: 21/07/2024.

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189–206, mar. 2003.

MUCELIN, C. A.; BELLINI, M. Lixo e impactos ambientais perceptíveis no ecossistema urbano. Sociedade & Natureza, v. 20, n. 1, p. 111–124, jun. 2008.

RIBEIRO, H.; Besen, G. R. Panorama da coleta seletiva no Brasil: Desafios e perspectivas a partir de três estudos de caso. Revista de Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente, v. 28, n.2, p. 116-131, 2006.

STRAFORINI, R. O ensino de Geografia como prática espacial de significação. Estudos Avançados, v. 32, n. 93, p. 175–195, maio 2018.

SZIGETHY, L.; ANTENOR, S. Resíduos sólidos urbanos no Brasil: desafios tecnológicos, políticos e econômicos. 2020. IPEA. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/217-residuos-solidos-urbanos-no-brasil-desafios-tecnologicos-politicos-e-economicos. Acesso em: 21/07/2024.

TORRESI, S. I. C. DE.; PARDINI, V. L.; FERREIRA, V. F. O que é sustentabilidade? Química Nova, v. 33, n. 1, p. 1–1, 2010.

Publicado

2024-10-21

Cómo citar

Santos de Oliveira , D., Barbosa Durães , L., Aparecida Alves Gomes, R., & Maria Machado Bessa, Ângela. (2024). EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL E O CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIMONTES (CAMPUS PIRAPORA): PROJETO MEIO AMBIENTE ESTAÇÃO “COISAS” DA MINHA TERRA. Revista Ciranda, 8(02), 48–58. https://doi.org/10.46551/259498102024024