APRENDER FAZENDO: BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA (UNIMONTES)
DOI :
10.46551/259498102020004Mots-clés :
Estágio. Geografia Escolar. Formação Docente.Résumé
O Estágio Supervisionado visa aprimorar o ensino acadêmico para graduar profissionais da educação com excelência, proporcionando o desenvolvimento da teoria aliada à prática no ambiente escolar. O presente artigo tem por objetivo ressaltar a importância do estágio na formação docente e descrever as experiências vivenciadas, as atividades e os resultados obtidos de intervenções realizadas durante o estágio supervisionado em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, desenvolvidas nas escolas: Escola Municipal Professora Maria de Lourdes, Escola Estadual João de Deus e Escola Estadual Eloy Pereira, situadas em Montes Claros e em Francisco Sá, Minas Gerais, no ano de 2019. O caminho metodológico realizado consistiu em análise bibliográfica, observação crítica da estrutura física das escolas e regências em turmas do 6° e 7° anos com o desenvolvimento de atividades dinâmicas. Diante as experiências vivenciadas, considera-se que o estágio é um espaço de construção de saberes e conhecimentos da realidade escolar que propicia a troca de experiências entre o licenciando e o professor regente e orientador, articulação entre a teoria e a prática e a respectiva aplicação de metodologias e didáticas aprendidas no curso, aperfeiçoamento da desenvoltura na sala de aula e construção da identidade docente.
Téléchargements
Références
BARBOSA, M. E. S.; ROCHA, L. B. Estágio supervisionado em geografia: oportunidade de reflexão sobre o espaço escolar. In: Endipe, 17., 2014, Fortaleza. Anais... didática e a prática de ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade. Fortaleza: EdUECE, 2014. v. 1. pp. 1-5.
BNCC. Base Nacional referência 2018/2019. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas>. Acesso em: 10 outubro de 2019.
BRASIL. Lei n° 11.788, de 25 de novembro de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm>. Acesso em: 20 de fevereiro de 2020.
EDU. 2018. Indicadores da educação. Disponível em:<https://www.qedu.org.br/escola/157839-escola-municipal-professora-maria-de-lourdes-pinheiro/censo-escolar>Acesso em: 09 de outubro de 2019.
FELÍCIO, H. M. dos; OLIVEIRA, R. A. de. A formação prática de professores no estágio curricular. Educar, Curitiba, n. 32, p. 215-232, 2008.
IDEB. 2018. Indicadores da educação. Disponível em: < http://idebescola.inep.gov.br/ideb>. Acesso em: 10 de outubro de 2019.
MAGALHÃES, C, et al. Projeto Apoema Geografia 6. 2º ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2015.
MATIAZO, S.; BERNARDINO, V. M. P. A Importância do estágio curricular supervisionado em Geografia para a formação de docentes: uma proposta pedagógica. In: Encontro Regional de Ensino de Geografia, 5., 2016, Campinas. Anais... Encontro Regional de Ensino de Geografia, Campinas: ERES, 2016. pp. 1-12.
MARTINS, R. E. M. W; TONINI, I. M. A importância do estágio supervisionado em Geografia na construção do saber/fazer docente. Geografia Ensino & Pesquisa, V. 20, N. 3, pp. 98-106, 2016.
MOURA, J. D. P. O Estágio na Formação do Professor de Geografia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação). Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/prodocenciafope/pages/arquivos/JEANI%20MOURA%20-%20GEOGRAFIA.pdf> Acesso em: 18 de novembro de 2019.
PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, [s. n.], v. 3, n. 3, pp. 5-24, 2005/2006.
PROJETO ARARIBÁ. Geografia. 7º ano. 3º edição. São Paulo: ed. Moderna, 2016.
RESENDE, V. B. de. Fracasso e Sucesso Escolar: Os dois lados da moeda. In: GOMES, M. de F. C. Dificuldades de Aprendizagem na alfabetização. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2020-09-10 (2)
- 2020-03-25 (1)