ENSINO DE GEOGRAFIA E OS DESAFIOS DA PROGRESSÃO CONTINUADA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Auteurs

  • Frederico Pereira dos Santos

Mots-clés :

Ensino fundamental. Ensino de Geografia. Progressão Continuada.

Résumé

Nas escolas públicas do Brasil, a Progressão Continuada é uma modalidade inserida no Ensino fundamental com o objetivo de cessar qualquer tipo de reprovação dos estudantes por notas. O regime acaba com o alto índice de reprovação nas escolas. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo compreender o funcionamento do Regime de Progressão Continuada no Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública de ensino de Montes Claros/ MG. A pesquisa é de natureza qualitativa que se constitui a partir de abordagens que, de acordo com (LÜDKE & ANDRÉ, 1986), envolve a obtenção de dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com a situação estudada, enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes.  Optamos pela escolha de duas escolas da rede pública estadual de Montes Claros/MG para a realização da entrevista, revelando a percepção dos sujeitos envolvidos — quatro professores, suas impressões e compreensões, diante das mudanças em função do regime de progressão continuada. O instrumento de coleta de dados da pesquisa, foi uma entrevista semi-estruturada. A Progressão Continuada tem por objetivo evitar a evasão escolar e as múltiplas repetências. Em nenhum momento a preocupação com o aprendizado de fato, é vista. Os professores sentem-se desvalorizados dentro da educação, pois, com tantas oportunidades, os alunos submetidos a Progressão Continuada não demonstram interesse algum em aprender, pois, sabem que vão ser aprovados de alguma maneira. O Estado não dá o suporte necessário para que esse aluno tenha um professor(a) de reforço do seu lado auxiliando nas suas atividades, que são avaliadas em quantidade (número de aprovação) e não em qualidade (o ensino e o aprender).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2020-03-25

Comment citer

Pereira dos Santos, F. (2020). ENSINO DE GEOGRAFIA E OS DESAFIOS DA PROGRESSÃO CONTINUADA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ciranda, 4(1), 178. Consulté à l’adresse https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/1587

Numéro

Rubrique

Resumo Simples