A MOTIVAÇÃO DO PROFESSOR: UM CONSTRUTO CONSTRUÍDO SOCIALMENTE

Auteurs

  • Jacqueline Ribeiro de Souza Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI :

10.46551/259498102020014

Mots-clés :

Motivação. Professor. Resultados de tese

Résumé

Neste artigo, discuto sobre o conceito da motivação, apresento algumas pesquisas desenvolvidas sobre a motivação do professor e apresento alguns resultados da minha tese de doutorado intitulada Crenças, motivação e agenciamento político de professores de espanhol: formando uma comunidade de prática, defendida em 2019. Na minha pesquisa, investiguei a motivação de professores de espanhol na cidade de Montes Claros/MG após a participação desses docentes em uma comunidade de prática. O principal objetivo deste artigo é apresentar as contribuições da minha pesquisa para os avanços dos estudos da motivação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Jacqueline Ribeiro de Souza, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutora em Estudos Linguísticos do Programa de Pós-Graduação em Estudos LinguísticosPPGEL da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Références

BERGILLOS, F. J. L. La motivación y el aprendizaje de una L2/LE. Vademécum: para la

formación de profesores, Madrid, jan. 2005.

BOO, Z.; DÖRNYEI, Z.; RYAN, S. L2 motivation research 2005 - 2014: Understanding a

publication surge and a changing landscape. System, [s.l.], v. 55, p. 145-157, dez. 2015.

BRASIL. Lei nº 11.161, de 05 de agosto de 2005. Dispõe Sobre O Ensino da Língua

Espanhola. Brasília, DF: Diário Oficial da União.

BZUNECK, J. a.; GUIMARÃES, S. E. R. Crenças de eficácia de professores: validação da

escala de Woolfolk e Hoy. Psico-usf, [s.l.], v. 8, n. 2, p.137-143, dez. 2003. FapUNIFESP

(SciELO).

DÖRNYEI, Z. The L2 Motivational Self System. In: DÖRNYEI, Z.; USHIODA, E.

Motivation, Language Identity and the L2 Self. Multilingual Matters, 2009.

DÖRNYEI, Z.; USHIODA, E. Motivation to learn another language: current socio-dynamic

perspectives. In: DÖRNYEI, Z.; USHIODA, E. Teaching and researching motivation.

Harlow: Pearson Education Limited, 2011. p. 74-99.

KUBANYOVA, M. Possible selves in language teacher development. In: DÖRNYEI, Z.;

USHIODA, E. (Ed.). Motivation, language identity and the L2 Self. Bristol: Multilingual

Matters, 2009, p. 314-332.

MOREIRA, H. A motivação e o comprometimento do professor na perspectiva do trabalhador

docente. Série-Estudos - Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande, n. 19,

p. 209-232, jan./jun. 2005.

MOREIRA, H. Investigação da motivação do professor: a dimensão esquecida. Revista

Educação & Tecnologia, Curitiba, v. 1, n. 1, p.88-96, jan. 1997. Disponível em:

<http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct/article/view/1016>. Acesso em: 04 jun.

PIGOTT, J. A call for a multifaceted approach to language learning motivation research:

Combining complexity, humanistic, and critical perspectives. Studies in second language

learning and teaching, v. 02, n. 03, p. 349-366, 2012. Disponível em:

<https://pressto.amu.edu.pl/index.php/ssllt/article/view/5126>. Acesso em: 25 fev. 2016.

SOUZA, Jacqueline Ribeiro de. Crenças, motivação e agenciamento político de professores

de espanhol: formando uma comunidade de prática. 2019. 292 f. Tese (Doutorado),

Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos,

TURNER, J. C. Using Context to Enrich and Challenge our Understanding of Motivational

Theory. In: VOLET, S.; JÄRVELÄ, S. (Ed.). Motivation in Learning Contexts: Theoretical

Advances and Methodological Implications. New York: Pergamon Press, 2001. p. 85-104.

USHIODA, E. Language Learning at University: Exploring the Role of Motivational Thinking.

In: DÖRNYEI, Z.; SCHMIDT, R. (Ed.). Motivation and Second Language Acquisition.

University of Hawaii: Second Language Teaching and Curriculum Center, 2001. p. 93-125.

USHIODA, E., DÖRNYEI, Z. Motivation. In: GASS, S.; MACKEY, A. (Ed.). The Routledge

handbook of second language acquisition. New York: Routledg, 2012. p. 396-409.

WANINGE, F.; DÖRNYEI, Z.; BOT, K. Motivational Dynamics in Language Learning:

Change, Stability, and Context. The Modern Language Journal, v. 98, n. 3, p. 704-723, set.

Téléchargements

Publiée

2020-09-10 — Mis à jour le 2020-09-15

Versions

Comment citer

Ribeiro de Souza, J. (2020). A MOTIVAÇÃO DO PROFESSOR: UM CONSTRUTO CONSTRUÍDO SOCIALMENTE. Revista Ciranda, 4(2), 02–16. https://doi.org/10.46551/259498102020014 (Original work published 10 septembre 2020)

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice