O DISCURSO DA INTERNACIONALIZAÇÃO ATRAVÉS DE AULA-EVENTO

Auteurs

DOI :

10.46551/259498102020016

Mots-clés :

Posição sujeito. Globalização. UTFPR

Résumé

A internacionalização é um movimento global que tem ocupado vários espaços no mundo contemporâneo. Um desses espaços é a universidade, especificamente os cursos de graduação e pós-graduação. Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB) não foi diferente, com a inserção de editais de mobilidade estudantil internacional, duplo diploma, entre outros, o curso de Licenciatura em Informática também se interessou pela oportunidade de cursar parte da graduação no exterior e assim desenvolveu uma aula-evento junto à disciplina de Comunicação Linguística. Para desenvolver essa pesquisa buscamos em Michel Foucault a fundamentação teórica e analisamos a posição sujeito de dois palestrantes envolvidos na chamada aula-evento. Como resultados verificamos que um dos palestrantes assumiu a posição de sujeito acadêmico durante grande parte de sua fala, o que demonstra que em sua experiência vivenciou mais a relação universitária, enquanto o outro palestrante analisado se mostrou dividido em sua
função sujeito, por vezes se posicionou como acadêmico, por outras assumiu a função profissional engenheiro ambiental que receberia uma oportunidade de trabalho na Europa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Henrique Almeida Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - (UTFPR-FB)

Graduando em Licenciatura em Informática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná,
campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB).

Carina Merkle Lingnau, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - (UTFPR-FB)

Doutora em Letras. Professora de magistério superior na Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB)

Références

COLUNAS TORTAS. O que é discurso? Uma abordagem Foucaultiana. Disponível em:

https://colunastortas.com.br/o-que-e-discurso/. Acesso em 16 jul. 2019.

CORACINI, M.J. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade: línguas (materna e estrangeira),

plurilingüísmo e tradução. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Trad. Roberto Machado. 25ª.ed. Rio de Janeiro: Edições Graal,

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber: Tradução Luiz Felipe Baeta Neves. 8ª.ed – Rio de Janeiro:

Forense Universitária, 2014.

FOUCAULT, M. Ditos e escritos. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento.

MOTTA, Manoel Barros da (Org.). Tradução de Elisa Monteiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária,

v. 2.

MOROSINI, M. C. Internacionalização da educação superior no Brasil: a produção recente em teses e

dissertações. Educação em Revista (online), 2017.

REVEL, J. Michel Foucault: conceitos essenciais. Tradução Maria do Rosário Gregolin, Nilton Milanez,

Carlo Piovesani. São Carlos: Claraluz, 2005.

THOMPSON, P. O que é discurso? Uma abordagem Foucaultiana. Disponível em:

<<https://colunastortas.com.br/o-que-e-discurso/>>. Acesso em 24 maio de 2019.

Téléchargements

Publiée

2020-09-10 — Mis à jour le 2020-09-15

Versions

Comment citer

Santos, H. A., & Lingnau, C. M. (2020). O DISCURSO DA INTERNACIONALIZAÇÃO ATRAVÉS DE AULA-EVENTO. Revista Ciranda, 4(2), 28–38. https://doi.org/10.46551/259498102020016 (Original work published 10 septembre 2020)

Numéro

Rubrique

Artigos