ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PERCEPÇÕES SOBRE A ETAPA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Auteurs

DOI :

10.46551/259498102020018

Mots-clés :

Estágio Supervisionado, Língua Espanhola, Caracterização da escola

Résumé

Este trabalho apresenta um relato de experiência propiciado pelo Estágio Curricular Supervisionado – etapa de caracterização da escola. Objetivou-se analisar a organização administrativa de uma escola de Montes Claros que oferece apenas o ensino fundamental e como esta atua no comportamento e desenvolvimento dos alunos. Para que esta pesquisa fosse realizada, a metodologia constituiu-se de observação da escola em diferentes momentos e leitura dos documentos que estruturam o funcionamento da instituição. Sob essa perspectiva, percebemos a importância do olhar do discente de Letras Espanhol acerca do seu posterior local de atuação profissional de forma a conhecer as particularidades da escola. Além disso, refletir sobre maneiras de implementar projetos que diminuam a distância entre universidade e escola a fim de que exista uma orientação clara frente a presença dos estagiários no ambiente escolar. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ana Caroline Souza de Oliva, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Acadêmica do curso de Letras/Espanhol da Universidade Estadual de Montes Claros –
UNIMONTES.

Valéria Daiane Soares Rodrigues

Professora Mestre do Departamento de Estágios e Práticas Escolares da Universidade
Estadual de Montes Claros- UNIMONTES

Références

COUTO, Ligia Paula. Didática da Língua Espanhola no Ensino Médio. São Paulo: Cortez,

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. O Papel do Estágio nos Cursos de Formação de

Professores. In: PICONEZ, Stela C. Bertholo; FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A Prática

de Ensino e o Estágio Supervisionado. 2. ed. Campinas: Papirus, 1994. Cap. 3. p. 53-62.

LIMA, Maria Socorro Lucena. Reflexões sobre o Estágio: Prática de Ensino na Formação de

Professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 8, n. 23, p.195-205, 2008.

Quadrimestral.

MACHADO, Paula. Os Catopês de Minas e suas Tradições ainda Marcam a História do Estado.

Disponível em: <<https://onorte.net/montes-claros/os-catop%C3%AA>>

Acesso em: 12 nov. de 2019.

RODRIGUES, Valéria Daiane Soares. Relevância do Estágio Curricular Supervisionado na

Formação de Professores. Ciranda, Montes Claros, v. 1, n. 1, p.43-53, 2017. Anual.

UNIMONTES. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol

da Universidade Estadual de Montes Claros, 2015.

VEJA como funciona o da Vinci, robô cirurgião de R$ 6 milhões. Setor Saúde: Tecnologia e

Inovação. 15 de maio de 2015. Disponível em: <https://setorsaude.com.br/veja-como-funcionao-da-vinci-robo-cirurgiao-de-r-6-milhoes/>. Acesso em: 24 de jul. de 2020

Téléchargements

Publiée

2020-09-10 — Mis à jour le 2020-09-15

Versions

Comment citer

Oliva, A. C. S. de ., & Rodrigues, V. D. S. (2020). ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PERCEPÇÕES SOBRE A ETAPA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA. Revista Ciranda, 4(2), 58–69. https://doi.org/10.46551/259498102020018 (Original work published 10 septembre 2020)

Numéro

Rubrique

Artigos