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A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE CARTOGRÁFICA

Auteurs

  • Cristina M. Pescador Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Sintian Schmidt Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Aline Silva De Bona Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS

Mots-clés :

Pensamento computacional. Letramento em codificação. Habilidades digitais. Cartografia.

Résumé

Este estudo se propôs a cartografar e identificar indícios de construção de
pensamento computacional por estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental em uma
escola da rede pública municipal no interior do Rio Grande do Sul. Durante alguns
períodos, na aulas regulares desenvolvidas no laboratório de informática na educação
(LIE), as crianças foram desafiadas a resolver problemas ora usando um robô
programável, ora desenvolvendo atividades propostas no site “Hora do Código”, ora
trabalhando em atividades de programação com o software Scratch. O método de
investigação utilizado se baseia nos princípios de Pesquisa Cartográfica propostos
por Kastrup, com base em Deleuze e Guattari. A análise dos movimentos dos
estudantes na busca de soluções para os problemas apresentados é feita à luz dos
conceitos de pensamento computacional (WING), letramento em codificação
(DUDENEY et al) e habilidades digitais (PAPERT). Destaca-se como resultado o
desenvolvimento do processo de aprendizagem autônomo dos estudantes/crianças, e
as evidências de abstração nas resoluções das atividades propostas, assim como se
percebe a ação/pensamento coletivo das crianças quando desejam compartilhar com
os colegas suas soluções, do seu jeito.

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Bibliographies de l'auteur

Cristina M. Pescador, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação) na Universidade de
Caxias do Sul, Doutora em Informática em Educação.

Sintian Schmidt, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Professora na Rede Municipal de Ensino e Assessora Pedagógica de Informática Educativa da
Secretaria Municipal da Educação em Caxias do Sul, Mestre em Educação.

Aline Silva De Bona, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS

Professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus de Osório, Doutora em Informática em
Educação.

Références

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2020-09-10

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Pescador, C. M. ., Schmidt, S. ., & Bona, A. S. D. . (2020). A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE CARTOGRÁFICA. Revista Ciranda, 4(2), 95–113. Consulté à l’adresse https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/3245

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