PESQUISA COM CRIANÇAS SOBRE LEITURA E JOGOS DIGITAIS: INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE DADOS
DOI :
10.46551/259498102021007Mots-clés :
Crianças. Instrumentos Metodológicos. Jogos Digitais. Leitura.Résumé
Este texto tem o objetivo de abordar instrumentos metodológicos
explorados no processo de construção de dados em pesquisa empírica,
de caráter qualitativo, que investigou estratégias de leitura aplicadas por
crianças. Os interlocutores usam o site Click Jogos e são estudantes do
5º ano do Ensino Fundamental, em escola particular situada no
município de Vacaria-RS. Esse site foi selecionado a partir da aplicação
do questionário online, levando em consideração o interesse dos
participantes. Assim, apoiando-se na Análise de Conteúdo de Bardin
(1979, 2004), o corpus foi constituído pelos enunciados analisados a
partir de duas fontes: um questionário online e protocolos verbais
(ERICSSON; SIMON, 1993) de áudio e vídeo. Individualmente, os
participantes relataram as ações executadas, enquanto liam e interagiam
com jogos do seu interesse, disponíveis no site definido para a
investigação. Os dados foram organizados, codificados e categorizados,
a fim de produzir inferências sobre os percursos realizados pelos sujeitos
durante o jogo e a leitura na tela. Os resultados indicam a importância
dos protocolos verbais como instrumento para construção de dados de
investigação, pois possibilitam a construção de corpus, composto de
enunciados verbais, visuais (estáticos ou em movimento), sonoros e
híbridos.
Téléchargements
Références
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do
Método Sociológico na Ciência da Linguagem. 11.ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1979.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.
BOEIRA, Adriana Ferreira. Ler e jogar ou jogar e ler?: estratégias de leitura empregadas
por estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao jogar no Click Jogos. 2016. 233 f. Tese
(Doutorado em Letras) – Programa de Doutorado em Letras – Associação Ampla
UCS/UniRitter. Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul. Disponível em:
<https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1440>. Acesso em: 30 nov. 2020.
ERICSSON, K. A.; SIMON, H. A. (1993). Protocol analysis: verbal reports as data. MIT
Press, Cambridge, MA.
KATO, Mary Aizawa. O aprendizado da leitura. 5.ed. São Paulo: M. Fontes, 1999.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas /. 4.ed. Belo
Horizonte: Autêntica, 2001.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de
Educação, n 19, p. 20-28, jan/fev/mar/abr 2002. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf>. Acesso em: 07 nov. 2020.
LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa
Cruz do Sul, v.19, n2, p.04-27, jul./dez. 2011.
LÉVY, Pierre. O que é virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil do leitor imersivo. São Paulo:
Paullus, 2004.
SANTAELLA, Lucia. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia. Bakhtiniana,
São Paulo, 9 (2): 206-216, Ago./Dez. 2014a
SANTAELLA, Lucia. O leitor ubíquo e suas consequências para a educação. In: TORRES,
Patrícia Lupion (Org.). Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento.
Curitiba: SENAR - PR., 2014b.
SANTAELLA, Lucia. A condição expandida da leitura. Verbo, São Paulo, n. 9, p. 29-31,
ago. 2014c. Disponível em:
<http://www.abeu.org.br/ABEUMaster/imagem/RevistaVerbo/Pdf/revistaverbo2014_9.pdf>.
Acesso em: 12 out. 2020.
SANTAELLA, Lúcia; FEITOSA, Mirna. Mapa do jogo: a diversidade cultural do games.
São Paulo: Cengage Learning, 2009.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
VAN SOMEREN, M. W.; BARNARD, Y. F.; SANDBERG, J. A. C. The think aloud
method: a practical guide to modelling cognitive processes. London: Academic Press, 1994.
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2021-03-16 (3)
- 2021-03-16 (2)
- 2021-03-08 (1)