TEORIA E PRÁTICA: CULTURA MAKER E EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA

Auteurs

  • Henrique Alves Camargo
  • Carina Merkle Lingnau Universidade Tecnológica Federal do Paraná - (UTFPR-FB)

DOI :

10.46551/259498102021008

Mots-clés :

Discurso. Educação. Foucault.

Résumé

O objetivo desta pesquisa é relacionar a cultura maker como um
dispositivo foucaultiano baseado na experiência prática com a empresa
Edukamaker e com o embasamento teórico de Foucault. Como
metodologia buscamos o referencial bibliográfico, vídeos e materiais
coletados nas atividades práticas. Como resultados percebemos a cultura
maker como dispositivo que aciona o saber em sujeitos que não
percebiam em si mesmos o potencial do conhecimento e que por vezes
eram invisibilizados pela sociedade do conhecimento

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Henrique Alves Camargo

Graduando em Engenharia de Software na UTFPR. Sócio na empresa startup voltada à
educação: Edukamaker.

Carina Merkle Lingnau, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - (UTFPR-FB)

Doutora em Letras. Mestra em Educação. Graduada em Letras. Professora em cursos de
graduação da UTFPR-FB e no curso de pós-graduação, Mestrado em Educação, da Universidade
Estadual do Oeste do Paraná, campus Francisco Beltrão (UNIOESTE-FB).

Références

BAUER, M. W; GASKEL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual

prático I tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

DOUGHERTY, D. The maker movement, 2012a. Disponível em:

<<https://www.mitpressjournals.org/doi/pdf/10.1162/INOV_a_00135>>. Acesso: 11 mar.

DOUGHERTY, D. Learning by making: American kids should be building rockets and

robots, not taking standardized tests, 2012b. Disponível em:

<<https://slate.com/technology/2012/06/maker-faire-and-science-education-american-kidsshould-be-building-rockets-and-robots-not-taking-standardized-tests.html>>. Acesso em: 30

set. 2020.

EDUKAMAKER. Somos uma startup de robótica educacional. Disponível em:

<<http://edukamaker.com.br/quem-somos/>>. Acesso em: 30 set. 2020.

EDUKAMAKER. A Edukamaker, a cultura maker solucionando problemas! Disponível

em: <<https://www.instagram.com/edukamaker/>>. Acesso em: 30 set. 2020.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Org e trad. Roberto Machado. 25ª.ed. Rio de

Janeiro: Edições Graal, 2008.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber: Tradução Luiz Felipe Baeta Neves. 8ª.ed. Rio de

Janeiro: Forense Universitária, 2014.

Téléchargements

Publiée

2021-03-08

Comment citer

Camargo, H. A., & Lingnau, C. M. (2021). TEORIA E PRÁTICA: CULTURA MAKER E EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA. Revista Ciranda, 5(1), 155–163. https://doi.org/10.46551/259498102021008

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice