UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PELA VISÃO DA GESTÃO ESCOLAR

Auteurs

  • Maicon Dorigatti Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Terciane Ângela Luchese Universidade de Caxias do Sul - UCS

DOI :

10.46551/259498102021012

Mots-clés :

Educação Básica. Ensino de música. Gestão.

Résumé

Entendendo o papel fundamental que a gestão escolar desempenha para a articulação do ensino de música na Educação Básica, esta pesquisa teve por objetivo analisar os processos de introdução, construção e reverberações do ensino de música na rede privada a partir da visão da gestão, baseando-se na necessidade cultural de sua abordagem e embasada na legislação que a torna obrigatória. A pesquisa foi realizada em cinco escolas particulares da Serra Gaúcha e a escolha se deu por entender que a rede possui, a princípio, melhores condições de proporcionar um ensino de qualidade, principalmente pelos aspectos estruturais. Constatou-se que mesmo no setor privado ela não é garantida em sua totalidade, sendo trabalhada em maioria como atividades laterais ou extracurriculares, não estando presente de forma regular. Na maior parte, existe a construção de um discurso da sua importância, mas de forma genérica, falta a prática concreta do seu ensino.

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Bibliographies de l'auteur

Maicon Dorigatti, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Universidade de Caxias do Sul, Mestre em Educação, Professor no Município de Caxias do
Sul/RS, Integrante do Grupo de Pesquisa GPFORMA Serra.

Terciane Ângela Luchese, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Universidade de Caxias do Sul, Doutora em Educação, Professora do Programa de PósGraduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em História, Pesquisadora PQ CNPq
e Pesquisador Gaúcho FAPERGS. Líder do GRUPHEIM.

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p.

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2021-05-09 — Mis à jour le 2021-05-09

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Comment citer

Dorigatti, M., & Luchese, T. Ângela. (2021). UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PELA VISÃO DA GESTÃO ESCOLAR. Revista Ciranda, 5(2), 02–21. https://doi.org/10.46551/259498102021012

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Artigos