METODOLOGIA DE PROJETOS: CAMINHOS PARA UMA PRÁTICA DOCENTE SOCIAL E EDUCACIONAL APORTADA NA PROPOSTA DE TRABALHOS COM PESQUISA
DOI :
10.46551/259498102021013Mots-clés :
Aprendizagem significativa. Metodologia de projetos. Trabalho colaborativo.Résumé
Este artigo é o resultado de uma investigação realizada com oito professoras que atuam como multiplicadoras da metodologia de projetos em escolas estaduais e municipais do estado do Paraná, a partir da problemática: como elas percebem seu papel como agentes de transformação e de mudança junto aos participantes dos programas de formação continuada, considerando ametodologia de projetos? De abordagem qualitativa do tipo interpretativo, a pesquisa teve como objetivo verificar se a metodologia de projetos contribui
para que ocorra o envolvimento dos alunos e demais agentes da escola e da comunidade e favorece a aprendizagem, beneficiando-os na resolução de problema sociais e educacionais. Para compor os resultados, optou-se pela análise de conteúdo, considerando a categorização das respostas obtidas, tendo como aporte epistemológico e conceitual os autores: Bardin (2010), Behrens (2005, 2006, 2014), Bender (2014), Freitas (2005), Hernandez (1998), Lane (1981, 1995), Torres (2000, 2014) e Veiga (1996, 1998, 2009), que foram essenciais para dar suporte às investigações. As multiplicadoras investigadas apontaram a importância de seu papel como agentes de transformação da prática educativa dos professores participantes dos programas de formação continuada, considerando a metodologia de projetos possibilidade de uma aprendizagem significativa, que, por meio do envolvimento dos demais atores da escola e da comunidade, podem promover ações sociais e educacionais de maneira coletiva e colaborativa, que solucionem questões sociais e educacionais que afetam a realidade dos alunos e da sociedade.
Téléchargements
Références
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Portugal, Edições 70, 2010.
BEHRENS, Marilda Aparecida. Metodologia de projetos: aprender e ensinar para a produção
do conhecimento numa visão complexa. In: Complexidade: redes e conexões na produção do
conhecimento. Coleção Agrinho, Curitiba: SENAR, 2014.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis:
RJ, Vozes, 2005.
BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos,
contratos didáticos e portfólios. Petrópolis: RJ, Vozes, 2006.
BENDER, William N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciadas para o
século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FREITAS, Maria de Fátima Quintal de. Coerências entre práticas psicossociais em
comunidade e projetos de transformação social: aproximações entre as Psicologias Sociais da
Libertação e Comunitária. PSICO, PUC-RS, v. 36, n. 1, jan/abr. 2005.p.47-54, Disponível
em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/1374/1074,
acesso em 12 de maio de 2016.
HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: projetos de trabalho. Porto
Alegre: ArtMed, 1998.
LANE, Sílvia Tatiana Maurer. O que é psicologia social. Vol. 39. Primeiros Passos, São
Paulo: Brasiliense, 1981.
LANE, Silvia Tatiana Maurer. Usos e abusos do conceito de representações sociais. In:
SPINK, M.T. (Org.). O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva
da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995. P. 47-57.
LOPES, Rovena Monteiro. A pedagogia de projetos. Disponível em:
http//pedagogiaaopedaletra.com/resumo-a-pedagogia-de-projetos. Acesso em 12 de fevereiro
de 2017.
MAIA, Mânia Maristane Nebes Silveira; FERNANDES, Luzia Leidjane Mendonça.
Formação de professores: desafios e possibilidades sobre os sabres teóricos e práticos no
processo formativo do acadêmico de pedagogia. Revista Ciranda, Montes Claros, v. 4. N. 2,
, p. 70-86. Disponível em: https:www.peridodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/index
MARTINS, Sueli Terezinha Ferreira. Psicologia social e processo grupal: A coerência entre
fazer, pensar e sentir em Sílvia Lane. Psicologia & Sociedade, 19. Edição Especial 2, 2007. P.
-80.
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete temas transversais.
Dicionário interativo da educação brasileira – Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001.
Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/temas-transversais/> Acesso em 15 de março
de 2017.
MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e
educação. São Paulo: Antakarana/WHH – Willis Harman House, 2008.
PRADO, Maria Elisabete Brisola Britto. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações.
In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Biancocini de; MORAN, José Manuel (Org.). Integração das
tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação/SEED/TV Escola/Salto para o
Furuto, 2005. Cap. 1. Artigo 1.1, p.12-17. Disponível em: http://www.tevbrasil.com.br.
Acesso em: 03 de fevereiro de 2017.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Luciana Pereira da; TAVARES, Helenice Maria. Pedagogia de projetos: inovação no
campo educacional. Revista da Católica. Uberlândia: v.2, n. 3, 2010. Disponível em:
http://catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv2n3/16-Pedagogia.pdf, acesso em: 12
de setembro de 2016.
TORRES, Patricia Lupion. Redes e conexões para compor os liames do conhecimento. In:
Complexidade: redes e conexões do ser sustentável. Curitiba: SENAR, 2014. p. 15-31.
TORRES, Patrícia Lupion; BOCHNIAK, Regina. Educação e profissionalização para micro
e pequenos empresários rurais em desvantagens sociais e de regiões menos favorecidas:
Escola Aberta. Curitiba: Serviço nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, 2000.
TORRES, Patrícia Lupion; IRALA, Esrom. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. In:
Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Coleção Agrinho, Curitiba:
SENAR, 2014. p. 61-94.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Et. All. Ensino e avaliação: uma relação intrínseca à
organização do trabalho pedagógico. In: Didática: o ensino e suas relações. Campinas: SP,
Papirus, 1996. P. 149-183.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Et. All. Perspectivas para reflexão em torno do projeto
político-pedagógico. In: Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas: SP,
Papirus, 1998. P. 9-32.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A aventura de formar professores. Campinas: SP, Papirus,
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Formação de professores para a educação superior e a
diversidade da docência. Revista Diálogo Educacional. Curitiba: v. 14, n. 42, p. 327-342,
maio/ago. 2014. Disponível em:
https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6515.
VENTURA, Paulo Cezar Santos. Por uma pedagogia de projetos: uma síntese introdutória.
Educação Tecnológica. Belo Horizonte: v.7, n.1. jan./jun. 2002. Disponível em
%20Por%20uma%20Pedagogia%20de%20Projetos.pdf, acesso em 12 de janeiro de 2017.
ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o
currículo escolar. Porto Alegre: Artemd, 2002.