PEDAGOGIA EMPRESARIAL: O PAPEL DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO - PERSPECTIVAS, DIVERSIDADES E CONTEXTOS

Auteurs

  • Jaqueline Silva de Jesus Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES
  • Marcelo Máximo Purificação Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES
  • Elisângela Maura Catarino Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES

DOI :

10.46551/259498102021015

Mots-clés :

Pedagogia Empresarial; Educação; Espaços formais e não formais; Contextos.

Résumé

O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do curso de licenciatura em Pedagogia, do Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, como prérequisito para integralização do mesmo. Partimos do pressuposto que a
globalização, os avanços tecnológicos e científicos trouxeram novas frentes de trabalhos, modificando os tradicionais perfis das empresas e organizações sociais que, cada dia mais, buscam profissionais com perfis multidisciplinares,
proativos, que possam contribuir nas relações (inter) pessoais. Isso vem reverberando na universidade que, assim como a escola básica, entrou nesse contexto marcado pelo discurso do processo de educacionalização social - que
é o fenômeno/ obsessão contemporânea pela educação. Com a educacionalização, acredita-se que a educação, como centro do processo de humanização, poderá resolver problemas de ordem diversas. A partir dessa
perspectiva dialógica neoliberal, o mercado vem abrindo possibilidades para uma inserção cada vez maior de licenciados em contextos não formais de educação. Nesse bojo está o/a licenciado/a em Pedagogia, cuja formação inter,
pluri e transdisciplinar o/a habita à prática e à colaboração em projetos de contextos diversos. O objetivo cunhado para este estudo foi analisar, a partir de anúncios de trabalhos, a inserção de pedagogos no mercado, em espaços não
formais de educação, no contexto temporal de março a novembro de 2020, associando com o processo de educacionalização social. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica, ancorada em estudos exploratórios,
com método de análise qualitativa a partir das informações obtidas nos anúncios de trabalho e no aparato teórico. À guisa de conclusão, pontuamos que: (i) o curso de Pedagogia tem um grande potencial de empregabilidade,
dentro das licenciaturas é o curso que mais emprega; (ii) que em espaços não formais de educação o/a pedagogo/a exerce uma multiplicidade de práticas e que algumas estão bem distantes do seu eixo de formação (III) que a Pedagogia
empresarial é um campo próspero e em ascensão com perspectiva de projetar o/a licenciado/a em Pedagogia em contextos de práticas bem diversificados, no entanto, chamamos a atenção para processo de precarização da profissão que se instala nesse deslocamento. Esse deslocamento do pedagogo para outros espaços também é foco de
discussão entre especialistas da área da Educação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Jaqueline Silva de Jesus, Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES

Marcelo Máximo Purificação, Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES

Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade
de Coimbra (U.C). Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-Goias. Doutor em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari –UNIVATES. Professor Titular no Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES.

Elisângela Maura Catarino, Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES

Pós-doutora em Educação pela Escola Superior de Educação de Coimbra – ESEC. Doutora em
Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-Goias. Professora
Titular no Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES.

Références

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação – uma introdução à

teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CADINHA, M. Conceituando pedagogia e contextualizando pedagogia

empresarial.Pedagogia Empresarial: forma e contextos de atuação. Rio de Janeiro: Wak,

CATHO. Site brasileiro de classificados e empregos. 2020. Disponível em:

https://www.catho.com.br/. Acessado em: 21/11/2020.

CLARKE, Simon. Crise do Fordismo ou Crise da Social-Democracia? São Paulo: Lua

Nova, 1991.

DEPAEPE, Marc e SMEYERS, Paul. Educacionalização como um processo de modernização

em curso. In. Perspectiva, Florianópolis, v. 34, n. 3, 753-768, set./dez. 2016

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. O pedagogo nos espaços não escolares: novos desafios.

In: ANAIS do Seminário Interdisciplinar em Supervisão escolar: a gestão dos processos

educativos. Organização: Carla Lavínia Pacheco da Rosa e Rudimar Serpa de Abreu. Santa

Cruz do Sul: UNISC, 2001.

HOLTZ, Maria Luiza Martins. Lições de Pedagogia Empresarial. Sorocaba-SP: MH

Assessoria Empresarial S/C Ltda, 1999.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica: teoria da ciência e prática

da pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

LAUDARES, J; QUIRINO, R. O Pedagogo do Trabalho: Perfil Profissional e Saberes

Necessários para a Atuação. In.: Educação & Tecnologia, v. 15, p. 73-94. 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. In: Anais do 2°

Encontro Cearense de Educadores, promovido pelo OfinArtes – Centro de Acessória

Pedagógica, Fortaleza, 1999.

LOPES, Izolda. TRINDADE, A B. CARVALHO, Cláudia e CADINHA, Márcia Alvim.

Pedagogia Empresarial uma nova visão de aprendizagem nas organizações. Rio de

Janeiro: Wak Editora, 2006.

LORENZO, Francine De. Aprendendo a aprender: empresas descobrem a importância da

educação no trabalho e abrem as portas para o pedagogo. In.: Revista Vencer, março de

LOCKMANN, Kamila. A educacionalização do social e as implicações na escola

contemporânea. In.: Educação Unisinos, 20(1): 58-67, janeiro/abril 2016.

MARON, N. Reestruturação Produtiva, Escolarização Fabril e o Processo Histórico de

Inserção do Pedagogo na Fábrica: Estudos de Caso na Região de Curitiba. In.: Revista

Eletrônica de Ciências da Educação, v.6, n.2, novembro. 2007.

MERRIAM, S. B. Qualitative Research and Case Study Applications in Education.

SanFrancisco: Allyn and Bacon, 1998.

MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C.

S (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. p. 09-

PIUNA, Geisa Morais, PURIFICAÇÃO, Marcelo Màximo. SANTANA, Maria Luzia da

Silva. Pedagogia empresarial: o desenvolvimento eficiente de atividades pedagógicas no

mercado de trabalho - a abertura para novas atividades. In.: Anais do I Colóquio de Pesquisa

Multidisciplinar, – 06, 07 e 08 de junho – Mineiros-GO, 2016.

RIBEIRO, A. E. A. Pedagogia Empresarial: atuação do pedagogo na empresa. 2ª edição,

Rio de Janeiro: WAK, 2004.

_____________. Pedagogia Empresarial: atuação do pedagogo na empresa. Rio de janeiro:

Wak Editora, 2003.

______________. Pedagogia Empresarial: atuação do pedagogo na empresa. 6º Edição. Rio

de Janeiro: Wak Editora, 2010.

______________. Temas atuais em pedagogia empresarial: aprender para ser

competitivo. 3º edição – Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.

SAVIANI, D. A Pedagogia no Brasil: História e Teoria. Campinas, São Paulo. 2008.

TREVISAN, N. V. LAMEIRA, L. J. C. R. Formação do educador para pedagogia nas

empresas. Disponível em:

https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5033#:~:text=Em%20vez%20de%20

lutar%20contra,num%20ambiente%20oscilante%20e%20ins. Acesso em Março de 2016.

VEIGA-NETO, A.; LOPES, M. C.. Inclusão, exclusão, in/exclusão. 2011. Disponível em:

https://revistas.pucsp.br/index.php/verve/article/view/14886. Acesso em Março de 2016.

Téléchargements

Publiée

2021-05-09

Comment citer

Jesus, J. S. de, Purificação, M. M., & Catarino, E. M. (2021). PEDAGOGIA EMPRESARIAL: O PAPEL DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO - PERSPECTIVAS, DIVERSIDADES E CONTEXTOS. Revista Ciranda, 5(2), 55–67. https://doi.org/10.46551/259498102021015

Numéro

Rubrique

Artigos