QUEM É O ADULTO MADURO PRESENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA?

Auteurs

  • Juliane Vanessa Rippel Silveira Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Leila Maria Araújo Santos Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Cláudia Smaniotto Barin Universidade de São Paulo - USP

DOI :

10.46551/259498102021018

Mots-clés :

Educação Profissional e Tecnológica. Envelhecimento populacional. Adultos Maduros. Diversidade Geracional.

Résumé

O processo de envelhecimento no cenário educacional é uma questão que carece de estudos e discussões, uma vez que é intrínseco ao ser humano. Nesse sentido, este artigo é um recorte da dissertação de mestrado intitulada “Adultos Maduros na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo à luz da diversidade geracional”, cujo foco é a diversidade de gerações em classes pósmédio da EPT e procurou compreender quem é esse “aluno maduro”, quais são as suas expectativas quando buscam a EPT e como se dá a relação intergeracional em sala de aula. Neste recorte, de caráter bibliográfico, será dada especial atenção ao levantamento realizado para definir a expressão “adultos maduros” para os sujeitos em fase de transição do adulto jovem para o de meia idade, que se estende dos 30 aos 59 anos. Para determinação dessa expressão, optou-se pela teorização de Erik H. Erikson (1976), Juán J. M. Mosquera e Claus Stobäus (1983), Juán J. M. Mosquera (1987) e Helena B. F.
Balbinotti (2003; 2005; 2007 e 2012), partindo das definições de suas teorias sobre as fases da vida. Em conclusão, acredita-se que o grande ideal da educação deverá estar alicerçado em práticas pedagógicas coerentes com a realidade de cada aluno. Considerando que uma pessoa na fase adulta vivenciou diversas experiências, tanto na vida pessoal quanto na profissional, espera-se que ela apresente facilidades para fazer associações para determinados assuntos, dificuldades de compreensão em outros e interesse despertado em algo que está relacionado ao seu dia a dia, ao seu ambiente de convívio ou em algum ponto que tenha lhe despertado curiosidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Juliane Vanessa Rippel Silveira, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Leila Maria Araújo Santos, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do
Sul (UFRGS). Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Cláudia Smaniotto Barin, Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (USP)

Références

ALMEIDA, A. C; SUHR, I. R. F. Educação profissional no Brasil: a construção de uma

proposta educativa dual. Revista Intersaberes, Curitiba, v. 7, n. 13, p. 81-110, jan./jun.,

ALVES, J. E. D. O envelhecimento brasileiro até 2085 na projeção média de fecundidade.

EcoDebate, Mangaratiba, dez. 2015. Disponível em:

<https://www.ecodebate.com.br/2015/12/16/o-envelhecimento-brasileiro-ate-2085-

naprojecao-media-de-fecundidade-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/>. Acesso em: 09 ago.

ÁVILA, R. I.; MACHADO, A. M. Transição demográfica brasileira: desafios e oportunidades

na educação, no mercado de trabalho e na produtividade. Indicadores Econômicos FEE.

Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 111-124, 2016.

BALBINOTI, H. B. F. Adulto maduro: o pulsar da vida. Porto Alegre: WS Editor, 2003.

______. Adulto maduro: a vida a partir dos 40 anos: conflitos, desafios e reconstruções. São

Borja: Conceito, 2007.

______. H. B. F. A personalidade do adulto maduro: reflexões da clínica psicológica. São

Borja: Conceito, 2012.

BECK, C. As 8 idades do homem: os estágios do desenvolvimento psicossocial de Erik

Erikson. 2018. Disponível em: <https://andragogiabrasil.com.br/as-8-idades-do-homem/>.

Acesso em: 03 out. 2020.

BERQUÓ, E. Algumas Considerações Demográficas sobre Envelhecimento da População no

Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL “ENVELHECIMENTO

POPULACIONAL:

UMA AGENDA PARA O FINAL DO SÉCULO”, I, 1996, Brasília, Anais...Brasília:

Ministério da Previdência e Assistência Social, Secretaria de Assistência Social, 1996.

Disponível em:

<https://biblioteca.ibge.gov.br/bibliotecacatalogo.html?id=226230&view=detalhes>. Acesso

em: 14 set. 2020.

BORDIGNON, N. A. El desarollo psicossocial de Eric Erikson. El diagrama epigenético del

adulto, Revista Lasallista de Investigación, Antioquia, v. 2, n.2, p. 50-63, jul./dez. 2005.

Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/695/69520210.pdf>. Acesso em: 03 out. 2020.

BORGES, G. M.; CAMPOS, M. B. de; SILVA, L. G. C. e. Transição da estrutura etária no

Brasil: oportunidades e desafios para a sociedade nas próximas décadas. In: ERVATTI, L. R.;

BORGES, G. M.; JARDIM, A. P. Mudança Demográfica no Brasil no Início do Século

XXI: Subsídios para as projeções da população. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. n. 3. p. 138-51.

BUAES, C. S. Envelhecimento e educação: em foco a aprendizagem de trabalhadores mais

velhos. Revista Estudos Interdisciplinares sobre Envelhecimento. Porto Alegre, v. 6. p. 7-

2004. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/RevEnvelhecer/issue/view/349>. Acesso em:

set. 2020.

CARPIGIANI, B. Erik H. Erikson - Teoria do desenvolvimento psicossocial. Carpsi -

Serviços em Psicologia, Saúde e Gestão [Newsletter], ago. 2010. Disponível em:

<http://www.carpsi.com.br/Newsletter_7_ago-10.pdf>. Acesso em: 03 out. 2020.

CARVALHO-BARRETO, A. de. A parentalidade no ciclo de vida. Psicologia em Estudo,

Maringá, v. 18, n. 1, p. 147-156, jan./mar. 2013. Disponível em:

<https://www.scielo.br/pdf/pe/v18n1/v18n1a14.pdf>. Acesso em: 13 out. 2020.

CHIUZI, R. M.; PEIXOTO, B. R. G.; FUSARI, G. L. Conflito de gerações nas organizações:

um fenômeno social interpretado a partir da teoria de Erik Erikson. Temas em Psicologia,

Ribeirão Preto, v. 19, n. 2, p. 579-590, dez. 2011. Disponível em:

<https://www.redalyc.org/pdf/5137/513751438018.pdf>. Acesso em: 03 out. 2020.

EIZIRIK, C. L.et al. Noções básicas sobre o fundamento psíquico. In: EIZIRIK, C. L.;

BASSOLS, A. M. S. (Orgs.) O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. 2. ed.

Porto Alegre: Artmed, 2013. p. 15-30.

ERIKSON, Erik H. Identidade: juventude e crise. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

FIEDLER, A. J. C. B. do P. O desenvolvimento psicossocial na perspectiva de Erik H.

Erikson: as “oito idades do homem”, Revista Educação, Guarulhos, v. 11, n. 1, 2016.

Disponível em: <http://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/2265/1700>. Acesso

em: 03 out. 2020.

FIORINI, M. C.; MORÉ, C. L. O. O.; BARDAGI, M. P. Família e desenvolvimento de

carreira

de jovens adultos no contexto brasileiro: revisão integrativa. Revista Brasileira de

Orientação

Profissional, Florianópolis, v. 18, n. 1, p. 43-55, jan./jul. 2017. Disponível em:

<http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v18n1/05.pdf>. Acesso em: 10 out. 2020.

KREUTZ, D. H.; WELTER, C. B. Professor em (re) construção: reflexões de um docente em

formação pedagógica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Natal, v.

, n. 11, p. 13-24, 2016.

LEITE, A. A. de M.; SILVA, M. L. Um estudo bibliográfico da Teoria Psicossocial de Erik

Erikson: contribuições para a educação. Debates em educação, Maceió, v. 11, n. 23,

jan./abril, 2019. Disponível em:

<https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6332>. Acesso em: 03 out.

LEITÃO, M. História do futuro: o horizonte do Brasil do Século XXI. Rio de Janeiro:

Intrínseca, 2015.

MACHADO, M. M.; RODRIGUES, M. E. C. Diversidade geracional na educação de jovens e

adultos – implicações para a prática pedagógica. Revista Cadernos de Pesquisa em

Educação, Vitória, ano 10, v. 19, n. 37, p. 59-78, jan./jun. 2013. Disponível em:

<https://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/7455/5235>. Acesso em: 20 maio. 2018.

MAGALHÃES, M. de O.; GOMES, W. B. Personalidades vocacionais, generatividade e

carreira na vida adulta. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 6, n. 2,

p. 71-80, dez. 2005. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v6n2/v6n2a07.pdf>.

Acesso em: 03 out. 2020.

MANFREDI, S. M. Educação Profissional no Brasil: Atores e cenários ao longo da história.

Jundiaí: Paco Editorial, 2016.

MOSQUERA, J. J. M.; STOBÄUL, C. D. Educação para a saúde: desafio para as

sociedades em mudança. Porto Alegre: Editora da Universidade, UFRGS, 1983.

MOSQUERA, J. J. M. Vida adulta: personalidade de desenvolvimento. 3. ed. Porto Alegre:

Sulina, 1987.

MUSSE, I.; MACHADO, A. F. Perfil dos indivíduos que cursam a educação profissional no

Brasil. Economia e Sociedade, Campinas, v. 22, n. , p. 237-262, abr. 2013. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-

&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 13 set. 2020.

NOACK, J. Reflexões sobre o acesso empírico da teoria de identidade de Erik Erikson.Interação em Psicologia, Curitiba, v. 11, n. 1, p. 135-146. Jan./jun. 2007. Disponível em:

<https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/6543/6781>. Acesso em: 03 out. 2020.

PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano, 12. ed. Porto Alegre:

AMGH, 2013.

SANTOS, B. S. dos; ANTUNES, D. D. Vida adulta, processos motivacionais e diversidade.

Revista Educação, Porto Alegre, v. 30, n.1, p. 149-164, jan./abr., 2007. Disponível em:

<https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/544>. Acesso em: 09

nov. 2020.

SEGNINI, L. R. P. Educação e Trabalho: uma relação tão necessária quanto insuficiente. São

Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 72-81, jun. 2000. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-

&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 20 maio de 2018.

SEIDL-DE-MOURA; M; L. et al. Concepções sobre autonomia em faixas etárias diversas.

Estudos de Psicologia, Campinas, v. 34, n. 2, p. 293-303, abr./jun. 2017. Disponível em:

<https://www.scielo.br/pdf/estpsi/v34n2/0103-166X-estpsi-34-02-00293.pdf>. Acesso em: 26

out. 2020.

STELLA, C. O impacto do encarceramento materno no desenvolvimento psicossocial dos

filhos. Educere et Educare Revista de Educação, Cascavel, v. 4, n. 8, p. 99-111, jul./dez.

Disponível em: <http://erevista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/818>.

Acesso em: 10 out. 2020.

Téléchargements

Publiée

2021-05-09

Comment citer

Silveira, J. V. R., Santos, L. M. A., & Barin, C. S. . (2021). QUEM É O ADULTO MADURO PRESENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA?. Revista Ciranda, 5(2), 103–135. https://doi.org/10.46551/259498102021018

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice