A INCLUSÃO DA PESQUISA NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PÚBLICA: UMA INTRODUÇÃO À PESQUISA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS

Auteurs

  • Isadora Oro Brocardo
  • Julia Matte de Carli
  • Mateus Mota Loiola Coutinho
  • Carina Merkle Lingnau

DOI :

10.46551/259498102021020

Mots-clés :

discurso; educação; ensino

Résumé

Este artigo é uma investigação que fez parte do projeto de pesquisa sobre metodologias ativas e o discurso na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB). Esta pesquisa foi desenvolvida por bolsistas de ensino médio e acadêmicos de graduação da UTFPR-FB. O objetivo do trabalho é refletir sobre a relação entre práticas de
metodologias ativas no primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Dr. Eduardo Virmond Suplicy e o discurso foucaultiano (FOUCAULT, 2009). Para fins metodológicos utilizamos pesquisa bibliográfica, documental e a análise do discurso em Michel Foucault. Como resultados verificamos que as práticas das metodologias ativas estiveram presentes em momentos específicos da experiência de ensino médio das bolsistas. Além disso, durante a pesquisa as pesquisadoras utilizaram a plataforma google sala de aula, assim como o aplicativo whatsapp, o que proporcionou a vivência das metodologias ativas no decorrer da investigação. Essas práticas foram relacionadas às verdades produzidas através dos discursos que circulam nos ambientes educacionais. 

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Bibliographies de l'auteur

Isadora Oro Brocardo

Aluna de ensino médio no Colégio Estadual Dr. Eduardo Virmond Suplicy, Francisco Beltrão, PR.

Julia Matte de Carli

Aluna de ensino médio no Colégio Estadual Dr. Eduardo Virmond Suplicy, Francisco Beltrão,
PR.

Mateus Mota Loiola Coutinho

Aluno de graduação no curso de Engenharia de Alimentos da UTFPR-FB, bolsista da
Fundação Araucária.

Carina Merkle Lingnau

Graduada em Letras, Mestra em Educação, Doutora em Letras, professora da UTFPR-FB epós-graduação da UNIOESTE-FB.

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Publiée

2021-05-09

Comment citer

Brocardo, I. O. ., Carli, J. M. de ., Coutinho, M. M. L. ., & Lingnau, C. M. . (2021). A INCLUSÃO DA PESQUISA NO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PÚBLICA: UMA INTRODUÇÃO À PESQUISA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS. Revista Ciranda, 5(2), 152–163. https://doi.org/10.46551/259498102021020

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