CONTRIBUIÇÕES DO PRÉ VESTIBULAR COMO TERRITÓRIO ALTERNATIVO DE CIDADANIA

Auteurs

  • Adriano R. De S. De La Fuente Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Adriany de Ávila Melo Sampaio Universidade Federal de Uberlândia – UFU

DOI :

10.46551/259498102021029

Mots-clés :

categoria, Territorialidades, educação, geografia

Résumé

O presente artigo tem como objetivo principal refletir sobre o PVA como um Território Alternativo, considerando-o como lócus de cidadania e inclusão social. A Proposta foi apresentada originalmente em forma de pesquisa de doutorado defendida no programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia em 2019. O problema da pesquisa fundamenta-se na histórica dificuldade que os estudantes das classes economicamente menos favorecidas geralmente têm para ingressar no Ensino Superior, haja vista, que o ensino proporcionado pelo poder público tem de modo enfático demonstrado fator de segregação em favor de uma minoria, evidenciando-se assim, uma educação exclusiva para uma elite, favorecendo com isso, a manutenção de privilégios e, consequentemente contribuindo para aprofundar as desigualdades no País. Para a discussão fora realizado levantamento bibliográfico sobre o tema em questão, a fim de fundamentar a discussão que se propôs como objetivo. Os resultados apontam para a comprovação do PV como um Território alternativo de Cidadania ao considerar que para composição desses Territórios são necessários: o chão, os grupos sociais, os objetos materiais, os elementos naturais e as interações sociais, políticas, econômicas e culturais costuradas a partir das interações no cotidiano do espaço geográfico. Assim, ao contribuir para a construção de novas possibilidades sociais de vida dos participantes, o PV configura-se como um Território de Cidadania, ou seja, confirma-se como materialização da inclusão social, política, econômica dos sujeitos na sociedade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALMEIDA, R. M. V. Território, espaço de identidade. In: SAQUET, Marcos Aurélio; SPOSITO, Eliseu Savério (Orgs.). Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão popular, 2009. p. 215 - 225.

ALVES, M. Z.; OLIVEIRA, I. Juventude e Territórios: o campo e a cidade. In: CORREA, L. M.; ALVES, M. Z.; MAIA, L. C. (Orgs). Cadernos Temáticos: Juventude brasileira e Ensino Médio. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

ANDRADE, M. C. A questão do território no Brasil. São Paulo: HUCITEC, 1995.

CASTRO, C. A. de. Movimento socioespacial de cursinhos Alternativos e populares: a luta pelo acesso à Universidade no contexto do direito à cidade. Tese (doutorado) Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências. Campinas, SP: 2011.

CLAVAL, P. A Geografia Cultural. Florianópolis: Editora UFSC, 2007.

DE LA FUENTE, A. R. de S. Pré-Vestibular Alternativo como Território de Cidadania: contribuições do Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. 2019. 422 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia (MG), 2019.

FERNANDES, M. B. Sobre a tipologia de territórios. In: SAQUET, M. A.; SPÓSITO, E. S. (Orgs.). Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular: UNESP. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2008.

GOHN, M. da G. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. Cortez, 2010.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1986. p. 281-290.

KOGA, D. Medidas de cidades: entre territórios de vida e territórios vividos. São Paulo, Cortez, 2003.

LIMA, E. M. F. de A.; YASUI, S. Territórios e sentidos: espaço, cultura, subjetividade e cuidado na atenção psicossocial. Saúde debate. Rio de janeiro, v. 38, n. 102, p. 593-606, jul-set 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-11042014000300593&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 18 nov. 2020.

MODESTO, N. S. D´A. A “ausência assistida” do poder político na compreensão dos sentidos das ações dos sujeitos sociais na produção do espaço. In. SILVA, C. A. da; CAMPOS, A.; MODESTO, N. S. d´A. Por uma Geografia das existências: movimentos, ação social e produção do espaço. Rio de Janeiro: Consequência, 2014.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

VASCONCELOS, A. T. de. Dilemas e desafios do ensino nos pré-vestibulares populares. In. SACRAMENTO, A. C. R.; ANTUNES, C. da F.; SANTANA FILHO, M. M. de. (Orgs.). Ensino de geografia: produção do espaço e processos formativos. 1. ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2015. p.369-390.

Téléchargements

Publiée

2021-09-01

Comment citer

R. De S. De La Fuente, A., & de Ávila Melo Sampaio, A. (2021). CONTRIBUIÇÕES DO PRÉ VESTIBULAR COMO TERRITÓRIO ALTERNATIVO DE CIDADANIA. Revista Ciranda, 5(3), 85–99. https://doi.org/10.46551/259498102021029

Numéro

Rubrique

Educação Inclusiva

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice