A LITERATURA NEGRA INFANTIL COMO PRÁTICA ANTIRRACISTA NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Auteurs

  • Adriany de Ávila Melo Sampaio LAGEPOP-IG- Universidade Federal de Uberlândia – UFU
  • Ana Flávia Borges de Oliveira LAGEPOP-IG-Universidade Federal de Uberlândia – UFU

DOI :

10.46551/259498102021039

Mots-clés :

antirracismo, educação étnico-racial, Lei 10.639/2003, interdisciplinaridade

Résumé

Este artigo tem como intenção aproximar o Ensino de Geografia com a Literatura Negra Infantil como forma de aplicabilidade da Lei 10639/2003 na sala de aula. A Lei 10639/2003 estabelece a obrigatoriedade da História e Cultura da África e Afro-brasileira nos sistemas de ensino, reconhecendo a importância do combate ao racismo, com lutas e ações afirmativas e positivas para a construção de uma educação antirracista no ambiente escolar. Como prática de ensino no combate à discriminação racial, a Literatura Negra juntamente com a Geografia trabalha de maneira lúdica os conteúdos geográficos, ressaltando assim, a importância da interdisciplinaridade entre as disciplinas. O uso de diferentes linguagens nas aulas de Geografia mostra a necessidade de trocas e cooperação entre disciplinas distintas para que obtenham uma compreensão mais ampla da realidade, desconstruindo o modo tradicional de ensinar os aspectos geográficos, sendo capaz de aproximar e atrair o interesse dos alunos pela Geografia, como também desenvolver a leitura e agir de forma crítica para às questões étnico-raciais. 

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Publiée

2021-09-01

Comment citer

de Ávila Melo Sampaio, A., & Flávia Borges de Oliveira, A. (2021). A LITERATURA NEGRA INFANTIL COMO PRÁTICA ANTIRRACISTA NAS AULAS DE GEOGRAFIA. Revista Ciranda, 5(3), 242–248. https://doi.org/10.46551/259498102021039

Numéro

Rubrique

Educação Racial e Étnico-racial

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