A MÚSICA COMO FERRAMENTA ANTIRRACISTA NO ENSINO DE CARTOGRAFIA ESCOLAR

Auteurs

  • Bianca de Souza Rocha Universidade Federal de Uberlândia – UFU
  • Letícia de Paula e Silva Andrade Universidade Federal de Uberlândia – UFU

DOI :

10.46551/259498102021042

Mots-clés :

Ensino de Geografia, Cartografia, Antirracismo

Résumé

A música enquanto linguagem e representação artística pode vir a ser um importante instrumento de leitura de paisagens e espaços geográficos e importante recurso didático na transmissão do conhecimento, permitindo aos alunos maior compreensão de que a Geografia está presente das mais variadas formas e através de diversas linguagens. O uso dessas formas visa a aproximação do conteúdo com a realidade do aluno, facilitando sua compreensão. Além de tais alternativas metodológicas promoverem maior abrangência na construção do raciocínio geográfico. Portanto, com o objetivo de tal identificação, buscou-se neste trabalho utilizar a música como ferramenta de auxílio para o ensino de cartografia escolar, sobretudo músicas que possuem como temática central a questão da espacialidade e que trazem através de uma abordagem artística os conceitos e as categorias de análise da Geografia oportunizando diálogos antirracistas e de empoderamento negro, visto que as contribuições africanas em diversas áreas da sociedade foram constantemente apagas e desvalorizadas ao longo da história.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Bianca de Souza Rocha, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Mestranda em Geografia - Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Letícia de Paula e Silva Andrade, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Mestranda em Geografia - Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Références

ANJOS, Rafael Sanzio Araújo dos. A Geografia, a África e os Negros Brasileiros. In: KABENGELE, Munanga, organizador. Superando o Racismo na escola. 2ª edição revisada. Brasília. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. p. 173- 184

CAVALCANTI, L. S. Pensar Pela Geografia: Ensino e Relevância Social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.

CRUZ, A. Meu Lugar. Rio de Janeiro: DeckDisc: 2007. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=TC3BhhraHgc> Acesso em: 9 de outubro de 2020.

FIORIN, J.L. Identidade nacional e exclusão social. In: Cadernos de Estudos Linguísticos, v.58, n.1, p. 63-77, jan.abr/2016.

PEREIRA, C.M.R.B. Um mundo de aproximações geográficas com a obra de Chico Buarque: música, linguagem e pensamento geoespacial. In: Boletim Paulista de Geografia, v. 99, 2018, p.142-160.

RACIONAIS MCS. A Fórmula Mágica da Paz. São Paulo: Cosa Nostra Fonográfica: 1997. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=ewHxfBtNC8E> Acesso em: 9 de outubro de 2020.

SANTOS, M. A formação social enquanto teoria e enquanto método. In: Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n.54, jun./1977, pp.81-100.

SANTOS, V.P.; MELO, J.A.B; Conhecendo o Espaço Vivido Através da Cartografia Escolar. In: Geo UERJ. Rio de Janeiro - Ano 16, nº. 25, v.2, 2º semestre de 2014, pp.108-121.

SAUL, A. VOLTAS, F.Q. Paulo Freire e Antonio Gramsci: Aporte para pensar a formação de professores como contexto de construção de práxis docentes contra-hegemônicas. In: Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 2, p. 134-151, mai./ago. 2017.

Téléchargements

Publiée

2021-09-01

Comment citer

de Souza Rocha, B., & de Paula e Silva Andrade, L. (2021). A MÚSICA COMO FERRAMENTA ANTIRRACISTA NO ENSINO DE CARTOGRAFIA ESCOLAR. Revista Ciranda, 5(3), 268–279. https://doi.org/10.46551/259498102021042

Numéro

Rubrique

Educação Racial e Étnico-racial