CRENÇAS E CONTEXTO: FATORES QUE INFLUENCIAM NA PRÁTICA DOCENTE

Auteurs

  • Jacqueline Ribeiro de Souza

Résumé

As crenças são forças essenciais no processo de ensino-aprendizagem de línguas, uma vez que apresentam uma relação intrínseca com o contexto e as ações, podendo influenciar de forma positiva ou negativa na prática docente. Verifica-se que o estudo de crenças possibilita a compreensão das ações e do comportamento de professores e alunos, o que favorece a uma reflexão acerca do processo de ensino-aprendizagem. Diante dessas considerações, o presente artigo objetivou discutir como o contexto influencia na construção, evolução e possíveis mudanças de crenças dos professores de espanhol sobre sua imagem, sobre o que significa ser professor de língua espanhola. Este estudo qualitativo, de cunho etnográfico investigou três professores de espanhol de escolas públicas da cidade de Montes Claros/MG e utilizou um questionário, imagens e relatos como instrumentos de pesquisa. Após a análise dos dados, concluiu-se que os fatores contextuais que envolvem o ensino de espanhol nas escolas públicas de Montes Claros/MG, como: a pouca quantidade de aulas, a disciplina optativa, a falta de material e recursos, influenciam sobremaneira a formação de uma imagem negativa por parte do professor.

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Publiée

2020-01-20

Comment citer

Ribeiro de Souza, J. . . (2020). CRENÇAS E CONTEXTO: FATORES QUE INFLUENCIAM NA PRÁTICA DOCENTE. Revista Ciranda, 1(1), 03–16. Consulté à l’adresse https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/469

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