LEVANTAMENTO SOBRE O SURGIMENTO E CARACTERÍSTICAS DAS PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DOI :
10.46551/259498102022002Mots-clés :
EducaçãoRésumé
Este estudo tem seu foco na realização de uma pesquisa sobre o início da formação docente brasileira.
Relatando o surgimento e características das primeiras escolas normais no Séc. XIX, indo até o
surgimento dos primeiros cursos a níveis superiores, já no Séc. XX. Esse objetivo foi alcançado
através de uma abordagem qualitativa, de forma exploratória e descritiva. Para uma execução eficiente
da pesquisa, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica em banco de dados de artigos, teses e
dissertações. Os resultados mostraram os dados propostos a respeito de onde, quando e quais
características haviam nessas primeiras instituições formativas de docentes, nos ajudando a entender
como esses aspectos podem ter resquícios ainda nos dias de hoje.
Téléchargements
Références
ARANTES, Adriana Rocha Vilela. RECONSTITUINDO AS ORIGENS DO CURSO DE
PEDAGOGIA. Artigo - recorte de dissertação. Anápolis - GO – 2006.
ARAUJO,Anna Rita Ferreira de. OS CURSOS SUPERIORES DE FORMAÇÃO DE
PROFESSORES DE ARTES VISUAIS NO BRASIL: percursos históricos e desigualdades
geográficas. Artigo. Universidade Federal de Goiás. Goiânia - GO – 2015.
BRASIL, Decreto-lei Nº 19.851, de 11 de Abril de 1931. Dispõe sobre o ensino superior no
Brasil. Rio de Janeiro - RJ, 1931. Disponível em:
https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19851-11-abril-1931-505837
-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 06 jun. 2021.
BORGES, Maria Cecília et al. Formação de professores no Brasil: história, políticas e
perspectivas. Artigo, Revista HISTEDBR, Campinas – 2011.
DUARTE, Vania Maria do Nascimento. Pesquisa Qualitativa e Quantitativa. 2015.
Disponível em:
http://monografias.brasilescola.uol.com.br/regras-abnt/pesquisa-quantitativa-qualitativa.htm.
Acesso em: 23 de Nov. 2021.
TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Universidade Estadual de
São Paulo.Artigo.Revista Brasileira de Educação - Mai/Jun/Jul/Ago 2000 Nº 14. Rio de
Janeiro – RJ - 2000.
SCHEIBE, Leda. A Formação Pedagógica do Professor Licenciado - Contexto Histórico.
Revista. Perspectiva. CED. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis - SC –
SAMPAIO, Helena. Evolução do ensino superior brasileiro, 1808-1990. Núcleo de
Pesquisas sobre Ensino Superior da Universidade de São Paulo. São Paulo - SP – 1991.