TECNOLOGIAS DIGITAIS: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO AO ENSINO
DOI :
10.46551/259498102022003Mots-clés :
Tecnologia Digital. Ensino. Política Educacional. Internet das Coisas.Résumé
Este artigo se propôs a identificar tecnologias digitais que possam ser viáveis e por
conseguinte, implementadas para o ensino no Brasil. Para responder a tal cenário se dispôs de pesquisa
documental e bibliográfica, para o levantamento, coleta e análise dos dados de forma qualitativa. E
como resultado da pesquisa identificamos que o smarthphone é o aparato digital que é mais viável
para ser utilizado. Isso se justifica pois é o aparato digital mais utilizado pelos estudantes para estudar.
Além disso, a densidade percentual da população com celular chega a 96% e aqueles com acesso à
internet mesmo nas classes mais baixas é em média de 84%. Ademais, foi levantado que 99% dos
municípios brasileiros possuem a cobertura 3G e 94% possui a 4G, o que reflete na possibilidade da
utilização em praticamente todo o país. Também é de se ressaltar que a internet 5G está embrionária no
Brasil, no entanto através de sua velocidade e da Internet das Coisas, promete uma revolução que sem
sombra de dúvida refletirá no ensino. Conclui-se então que as políticas educacionais para a inserção
das tecnologias digitais ao ensino devem estar pautadas na realidade do país e com isso, mitigar o
desperdício do erário público.
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