A TRANSDISCIPLINARIDADE ATRAVÉS DOS GÊNEROS LITERÁRIOS
DOI :
10.46551/259498102022004Mots-clés :
Gêneros literários. Subgêneros. Transdisciplinaridade.Résumé
Este trabalho objetivou analisar as consequências da utilização de Gêneros literários tais como, a
Crônica e o Conto no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, procedeu-se a verificação das
características específicas de cada Gênero literário a discussão da importância dos mesmos quanto ao
ensino/aprendizagem, bem como a percepção da relevância do uso dos Gêneros literários na disciplina
Língua Portuguesa. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico onde foram
utilizados como suporte teórico, autores como: Massaud Moisés (2006), Aguiar e Silva (1976),
Candido (2000) dentre outros. O uso dos Gêneros em sala de aula permite detectar as diferenças entre
o que se fala e o que se escreve, contribuindo ainda para a apropriação do conhecimento, reflexão e
participação na sociedade.
Téléchargements
Références
BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, códigos e suas
tecnologias / Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEMTEC, 2006.
BRASIL .Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBs).Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. PCN+ Ensino Médio:orientações educacionais complementares aos Parâmetros
Curriculares Nacionais. Vol. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/ Semtec,
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética.
Brasília: MEC/SEF, 1997.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In: Ciência e cultura. São Paulo.
USP, 1972.
CANDIDO, Antonio. "A vida ao rés-do-chão". In: Para gostar de ler: crônicas. Volume 5. São
Paulo: Ática, 2003. p.89-99.
COUTINHO, Afrânio. Introdução à literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Bertrand,
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
FERREIRA, Hugo Monteiro. A literatura na sala de aula: uma alternativa de ensino
transdisciplinar. 2007. 377f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio
Grande do Norte, Natal, 2007.
FREITAS, Paulo Eduardo. A crônica: sua trajetória; suas marcas. In: CONGRESSO DE
LETRAS: DISCURSOS E IDENTIDADE CULTURAL, 5., 2005. Disponível em:
<http://bibliotecadigital.unec.edu.br/ojs/index.php/unec02/article/viewFile/205/284>. Acesso
em: 16 de maio. 2017.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO,
Ângela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, Maria A. (Org.) Gêneros Textuais e Ensino. 2ª
ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete multidisciplinaridade.
Dicionário Interativo da Educação Brasileira – Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2015.
Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/multidisciplinaridade/>. Acesso em: 25 de
jun. 2017
MOISÉS, Massaud.A criação literária: prosa I. 20. ed. São Paulo : Cultrix, 2006.
MUSSALIN, F.; Bentes, A.C.(Org.) Introdução à Linguística: fundamentos epistemológicos.
São Paulo: Cortez, 2004.
OLIVEIRA, F.C. O Ensino de Literatura na perspectiva dos Gêneros Literários: uma
proposta de trabalho. 2010. 245f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal da
Paraíba, João Pessoa. 2010.
TAVARES, Henio. Teoria da literatura. Belo Horizonte: Itatiaia, 2002.