DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PARA APOIO AO ENSINO DA CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Auteurs

  • Leila Maria Araújo Santos UFMS
  • Angélica Scremin Londero UFMS

DOI :

10.46551/259498102022007

Mots-clés :

Ensino Contábil. Material Didático Digital. Contabilidade Introdutória.

Résumé

Este artigo é um recorte da pesquisa de Mestrado, a qual foi desenvolvida junto à linha de pesquisa
“Inovação para EPT”, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
(CTISM/UFSM), e apresenta como objetivo geral elaborar material didático digital (MDD) para apoio
das práticas de ensino dos professores da disciplina de Contabilidade Introdutória. Esse objetivo se
justifica por ser a Contabilidade uma área de ensino com escassos materiais didáticos digitais para uso
dos professores em suas práticas docentes. Os autores que embasaram este estudo foram: Andrade
(2015); Peleias (2006, 2007); Felder-Silvermann (1988, 2002); Amiel (2018), Filatro (2018), entre
outros. Optou-se por uma pesquisa aplicada, por se tratar de um estudo com a finalidade de resolver
problemas identificados no âmbito da vivência do pesquisador. Como resultado foi desenvolvido um
site, chamado de “REA_CONT
1”, de acesso livre e gratuito, que reúne um acervo de atividades e
conteúdos variados, os quais servirão de apoio aos professores, assim como o site também
disponibiliza tutoriais para que os professores possam desenvolver seus próprios materiais didáticos e
tenham um caminho inicial para se apoiar. O site foi avaliado qualitativamente por professores e
alunos do ensino superior e técnico, e os dados coletados serviram para atestar que a pesquisa atingiu o
objetivo proposto. Ademais, contribui para as práticas docentes dos professores e para o estudo e a
revisão de conteúdo dos alunos. O trabalho terá continuidade, ampliando a elaboração de materiais
para outras áreas que não a Contabilidade Introdutória.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Leila Maria Araújo Santos, UFMS

Doutora em Informática na Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em
Educação Profissional e Tecnológica, do Colégio Técnico Industrial, da Universidade Federal
de Santa Maria (UFSM)

Angélica Scremin Londero, UFMS

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em
Educação Profissional e Tecnológica, do Colégio Técnico Industrial, da Universidade Federal
de Santa Maria (UFSM)

Références

ALECRIM, E. O que é Creative Commons? 2017. Disponível em:

<https://www.infowester.com/creativecommons.php.>. Acesso em: 25 jan. 2021.

AMIEL, T.; GONSALES, P.; & SEBRIAM, D. Recursos Educacionais Abertos do Brasil: 10

Anos de Ativismo. EmRede - Revista De Educação a Distância. Brasília. v. 5, n. 2, p.

-258, 2018.

ANDRADE, J. P.; SANTOS, J. C.; FILHO, J. M. dos S. Aspectos da História do Curso

Comercial no Brasil. In: 8º Encontro Internacional de Formação de Professores e 9º

Fórum Permanente de Inovação Educacional. Aracaju. v. 8, n. 1, 2015.

FALKEMBACH, G. M. Concepção e desenvolvimento de material Educativo digital -

CINTED-UFRGS Novas Tecnologias na Educação. v. 3, n. 1, p.inicial-p.final, 2005.

Disponível em:

<http://www.cinted.ufrgs.br/renote/maio2005/artigos/a23_materialeducativo.pdf>. Acesso

em: 15 abr. 2020.

FILATRO, A. Como preparar conteúdos para EAD: guia rápido para professores e

especialistas em educação a distância, presencial e corporativa. 1ª Ed. São Paulo: Saraiva,

FRANCISCO, T. M. M.; MARTINS L. P. A utilização das Tecnologias de Informação e

Comunicação no exercício da profissão do Contabilista: evolução, tendências e desafios.

In: XVII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria, 2019, Porto, Portugal. Anais do

XVII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria, 2019.

FELDER, R. M. et al. Learning and teaching styles in engineering education. Engineering

education, v. 78, n. 7, p. 674-681, 1988.

FELDER, R. Home Page. 2002. Disponível em:

<http://www2.ncsu.edu/unity/lockers/users/f/felder/public/RMF.html>. Acesso em: 02 nov.

GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006.

GIL, A. C. Métodos e técnicas em pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

MARION, J. C.; SANTOS, A.C. M. - Contabilidade básica – E-book. 12. ed. – São Paulo:

Atlas, 2018.

OKADA, A. et al. Coaprendizagem através de REA em Redes Sociais. In: OKADA, A.

(Org.). Recursos Educacionais Abertos & Redes Sociais. São Luis: Editora UEMA, cap.

, p. 164-175, 2013.

RIBEIRO, O. M. Contabilidade Básica Fácil, 29º Ed – São Paulo: Saraiva, 2017.

UNESCO. Open Educational Resources. Disponível em:

<http://www.unesco.org/new/en/communication-and-information/access-toknowledge/open-e

ducational-resources/global-oer-logo/>. Acesso em: 14 ago. 2020.

Téléchargements

Publiée

2022-08-26

Comment citer

Araújo Santos, L. M., & Scremin Londero, A. . (2022). DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PARA APOIO AO ENSINO DA CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Ciranda, 6(01), 103–122. https://doi.org/10.46551/259498102022007