DIFERENÇAS ENTRE PERFORMANCE E INTERPRETAÇÃO NAS PESQUISAS EM MÚSICA: UTILIZANDO ESTUDOS EM COGNIÇÃO E CONTROLE MOTOR PARA ELUCIDAR O DEBATE
DOI :
10.46551/259498102022008Mots-clés :
cognição; controle motor; interpretação; performanceRésumé
Estudos sobre a prática musical, são compostos por uma multiplicidade de perspectivas a serem
analisadas. Pesquisas sobre harmonia, métrica, técnicas avançadas, fraseado, fraseado aplicado a
determinados estilos e/ou períodos, musicologia aplicada, entre outras, compõem apenas algumas
deste vasto campo. Contudo, diante de tão diversificadas possibilidades, há o desafio em classificar
adequadamente os termos “performance” e/ou "interpretação'' para cada tipo de estudo escolhido.
Assim, o objetivo geral deste trabalho é entender qual é a forma mais adequada para o uso dos
termos“performance/performer” nas pesquisas sobre prática musical, utilizando como norte estudos
sobre cognição e controle motor e, traçando em paralelo, suas divergências com os termos
“interpretação/intérprete”. Para alcançar o objetivo proposto, foi necessário responder aos seguintes
objetivos específicos: quais as características e processos melhor definem o termo performance? Quais
as principais diferenças entre performance e interpretação? Para isso, este estudo usou uma abordagem
qualitativa, exploratória e descritiva tendo como método, a pesquisa bibliográfica em banco de dados
de artigos, teses e dissertações. Os resultados atingiram o proposto, mostrando um norte em busca do
entendimento sobre a caracterização dos termos “performance” e “interpretação”, ajudando futuros
trabalhos sobre práticas musicais a melhor definir o seu uso em cada situação
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