PROSPECTOS DIALÓGICOS SOBRE AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS NA MODERNIDADE

Auteurs

  • Marcelo Máximo Purificação UEMS

DOI :

10.46551/259498102022010

Mots-clés :

Escola. Modernidade. Modelos de Educação. Processos Educativos.

Résumé

Este texto é resultado das discussões realizadas no âmbito da disciplina Emergência e Transformações
da Instituições Educacionais, desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Luterana do Brasil – ULBRA e de discussões realizadas na linha de pesquisa: Processos
Educativos do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Multidisciplinar – NEPEM, do Centro
Universitário de Mineiros - UNIFIMES. A análise das fontes, aliada ao embasamento teórico, permitiu
a percepção de prospectos dialógicos de como determinadas práticas desenvolvidas no interior da
escola foram utilizadas para afirmar a atualização da elite no contexto da modernidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Marcelo Máximo Purificação, UEMS

Doutor em Ensino (UNIVATES). Doutor em Ciências da Religião (PUC-Goiás). Pós-Doutor
em Educação (Universidade de Coimbra). Doutorando em Educação (ULBRA). Professor do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
(UEMS).

Références

CARVALHO, Alexandre Filordi de. Foucault e a crítica à institucionalização da

Educação: implicações para as artes de governo. Pro-Posições | v. 25, n. 2 (74) | p. 103-120

| maio/ago. 2014.

GAJARDO, Marcela. ILLICH, Ivan. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2010. (ler

p.11-16) Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4673.pdf.

Acesso em 04

mar. 2020.

ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. Petrópolis: Vozes, 1988.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento.

Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

___________. Qu’est-ce que les lumières. Dits et écrits IV – 1980-1988. Paris: Gallimard,

e. p. 562-578.

__________. Vigiar e punir. 37. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

__________. Vigiar e punir. Petrópolis (RJ): Vozes, 1999.

POOLI, João Paulo. A filosofia da educação e a maquinaria escolar: entre discursos e

práticas. X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014.

SARAIVA, Karla. A aliança biopolítica educação-trabalho. Pro-Posições, v. 25, n. 2, p.

-156, maio/ago. 2014. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/pp/v25n2/08.pdf. Acesso

fev.2018 .

VARELA, Julia; ALVAREZ-URIA, Fernando. A maquinaria escolar. Teoria & Educação,

São Paulo, n. 6, p.68-96, 1992.

Téléchargements

Publiée

2022-08-26

Comment citer

Máximo Purificação, M. . (2022). PROSPECTOS DIALÓGICOS SOBRE AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS NA MODERNIDADE. Revista Ciranda, 6(01), 155–161. https://doi.org/10.46551/259498102022010