PROSPECTOS DIALÓGICOS SOBRE AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS NA MODERNIDADE
DOI :
10.46551/259498102022010Mots-clés :
Escola. Modernidade. Modelos de Educação. Processos Educativos.Résumé
Este texto é resultado das discussões realizadas no âmbito da disciplina Emergência e Transformações
da Instituições Educacionais, desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Luterana do Brasil – ULBRA e de discussões realizadas na linha de pesquisa: Processos
Educativos do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Multidisciplinar – NEPEM, do Centro
Universitário de Mineiros - UNIFIMES. A análise das fontes, aliada ao embasamento teórico, permitiu
a percepção de prospectos dialógicos de como determinadas práticas desenvolvidas no interior da
escola foram utilizadas para afirmar a atualização da elite no contexto da modernidade.
Téléchargements
Références
CARVALHO, Alexandre Filordi de. Foucault e a crítica à institucionalização da
Educação: implicações para as artes de governo. Pro-Posições | v. 25, n. 2 (74) | p. 103-120
| maio/ago. 2014.
GAJARDO, Marcela. ILLICH, Ivan. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2010. (ler
p.11-16) Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4673.pdf.
Acesso em 04
mar. 2020.
ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. Petrópolis: Vozes, 1988.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento.
Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
___________. Qu’est-ce que les lumières. Dits et écrits IV – 1980-1988. Paris: Gallimard,
e. p. 562-578.
__________. Vigiar e punir. 37. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
__________. Vigiar e punir. Petrópolis (RJ): Vozes, 1999.
POOLI, João Paulo. A filosofia da educação e a maquinaria escolar: entre discursos e
práticas. X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014.
SARAIVA, Karla. A aliança biopolítica educação-trabalho. Pro-Posições, v. 25, n. 2, p.
-156, maio/ago. 2014. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/pp/v25n2/08.pdf. Acesso
fev.2018 .
VARELA, Julia; ALVAREZ-URIA, Fernando. A maquinaria escolar. Teoria & Educação,
São Paulo, n. 6, p.68-96, 1992.