UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA

Auteurs

  • Rosana Cássia Rodrigues Andrade UNIMONTES

DOI :

10.46551/259498102022012

Mots-clés :

Estágio Supervisionado Formação de Professores. Relatórios de estágio

Résumé

Embora o estágio na formação de professores venha sendo objeto de muitas pesquisas, não se percebem resultados significativos desses estudos na dinâmica de seu desenvolvimento nas universidades. Nesse sentido pode-se afirmar que o estágio curricular clama por novos sentidos, o que tem instigado os pesquisadores a novas buscas. No contexto dessa problemática, emergiu a questão orientadora dessa pesquisa: O que os relatórios de estágio dos alunos do curso de Pedagogia revelam sobre o Estágio Supervisionado na formação do professor para atuar no ensino básico?  Em consonância com os objetivos propostos, optamos por uma abordagem qualitativa de investigação, realizando pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, selecionando 10 relatórios de estágio supervisionado   do curso de Pedagogia. A partir da leitura dos relatórios foram definidas 3 categorias de análise: 1) estágio como pesquisa 2) O estágio na perspectiva reflexiva 3) estágio relação teoria e prática. Nos relatórios analisados, constatamos que o estágio supervisionado traz de forma recorrente a reflexão como fio condutor, e são considerados como um espaço de pesquisa, visando favorecer maior conhecimento da realidade do profissional docente, a partir da problematização, teorização, reflexão, intervenção e redimensionamento da ação. Apontam também a dificuldade de se romper com a dicotomia entre teoria e prática na formação do professor. Apesar desta dificuldade, percebe-se grande empenho na busca de soluções que permitam transpor os entraves que se colocam.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Rosana Cássia Rodrigues Andrade, UNIMONTES

Doutora pela PUC - SP.
Docente do Departamento de Estágios e Práticas Escolares na Universidade Estadual de
Montes Claros (Unimontes)

Références

CANDAU, Vera Maria Ferrão. LELIS, Isabel. A relação teoria-prática na formação do

educador. In: CANDAU, Vera. Maria (org.). Rumo a uma nova didática. 10. ed. Petrópolis:

Vozes, 1999. p.56-72.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A Prática de ensino e o estágio supervisionado.

Campinas: Papirus, 1991.

KENSKI, Ivani Moreira. A vivência escolar dos estagiários e a prática de pesquisa em

estágios supervisionados. In: PICONEZ, Stela. Bertholo. (Coord.). A prática de ensino e o

estágio supervisionado. 9. ed. Campinas: Papirus,1994, p. 39-51.

LEMOS, Ana Raquel Pereira. A prática de ensino sob forma de pesquisa e prática

pedagógica no Curso de Pedagogia. In: XIII ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE

DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2006, Recife. Educação, questões pedagógicas e

processos formativos: compromisso com a inclusão social, Anais Eletrônicos, 2008.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. O trabalho como princípio articulador na prática de

ensino e nos estágios. Campinas-SP:Papirus, 1996.

GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de

crianças. Ijuí-RS: Ed. Unijuí, 2003. 288 p

LUDKE, Menga. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: ANDRÉ, Marli Elisa

Dalmazo Afonso de. (Org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores.

Campinas: Papirus, p. 27-54. 2001

CARVALHO, Anna Maria Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de

ciências. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MAZZEU, Francisco Jose Carvalho. Uma proposta metodológica para a formação

continuada de professores na perspectiva histórico-social. Cadernos Cedes, ano XIX, n. 44,

abr. 1998.

TARDIF, Mauricio; LESSARD, C. O trabalho docente. Petrópolis: Vozes, 2000.

PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática?

ed. São Paulo: Cortez, 2001.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro. Estágio e docência. São Paulo: Cortez,

SCHÖN, Donald A. Educando o Profissional Reflexivo: Um novo design para o ensino e a

aprendizagem. Trad. Roberto Catoldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

_______. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António. Os

professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular; Buenos

Aires: CLACSO, 2007.

Téléchargements

Publiée

2022-08-26

Comment citer

Rodrigues Andrade, R. C. (2022). UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista Ciranda, 6(01), 185–197. https://doi.org/10.46551/259498102022012

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice