PABLO NERUDA E PABLO PICASSO: ESPAÑA EN EL CORAZÓN E GUERNICA COMO REPRESENTAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS HUMANAS

Auteurs

  • Valéria Daiane Soares Rodrigues UNIMONTES

DOI :

10.46551/259498102022013

Mots-clés :

España en el Corazón, Guernica, Guerra Civil Espanhola, Poesia, Pintura.

Résumé

Quais são os limites entre as artes na representação das relações humanas? Tal
indagação constitui elemento motivador para a escrita deste texto. Busca-se, a partir da crítica
especializada e da obra Guernica, de Pablo Picasso e España en el Corazón, de Pablo Neruda,
refletir sobre a relação entre literatura e pintura, a fim de entender os seus limites e
possibilidades. Vale salientar que essa discussão é fruto de uma pesquisa de doutoramento e
que a metodologia que orienta a escrita do texto é a pesquisa bibliográfica a partir da qual foi
possível entender questões importantes relacionadas ao questionamento inicial. A
contribuição de Guimarães (2018), Gonçalves (1997) e Ribeiro (1993) foram essenciais nesse
processo de pesquisa e, consequentemente, descoberta. Por fim, torna-se importante ressaltar
que todas as artes detêm o poder de representar as experiências humanas, contudo, a partir de
distintos suportes e das possibilidades que lhe são inerentes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Valéria Daiane Soares Rodrigues, UNIMONTES

Doutoranda do Programa de Pós graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de
Uberlândia - UFU. Pró-reitora Adjunta de Extensão na Universidade Estadual de Montes
Claros (UNIMONTES)

Références

FERNANDES, Clarice Cerqueira. Darandina Revisteletrônica - http://www.ufjf.br/darandina/.

Anais do Simpósio Internacional Literatura, Crítica, Cultura V: Literatura e Política,

realizado entre 24 e 26 de maio de 2011 pelo PPG Letras: Estudos Literários, na Faculdade de

Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora.

GONÇALVES, A. J. Relações homológicas entre literatura e artes plásticas: algumas

considerações. Literatura e Sociedade, 2(2), 56-68.

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i2p56-68, 1997.

GUIMARÃES, Geovanna Marcela da Silva. Sobre Pintura e Poesia. Revista Letras Escreve

Macapá, v. 8, n. 1, 1º sem., 2018. Disponível em https://periodicos.unifap.br/index.php/letras.

Acesso em 08 de julho de 2021.

NAZÁRIO, Luiz. Os imaginários da Guerra Civil Espanhola. Revista Aletria, n 2, vol 19, 2009.

Disponível em https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/18267. Acesso em 06 de julho

de 2021.

NERUDA, Pablo. España en el corazón. Himno a las Glórias del Pueblo en la Guerra. 1937.

Disponível em https://www.biblioteca.org.ar/libros/142404.pdf. Acesso em 26 de junho de

OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Literatura e Artes Plásticas. O Kunstlerroman na Ficção

Contemporânea. Ouro Preto: UFOP, 1993.

RAYMOND, Marcel. De Baudelaire ao Surrealismo. Trad. Fúlvia M. L. Moretto, Guaciara

Marcondes Machado. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997.

REBELLO, Ivana Ferrante; RODRIGUES, Valéria Daiane Soares. Colagens Poéticas:

Guerra e fragmentação em Pablo Picasso e Carlos Drumonnd de Andrade. Ipotesi, Juiz de

Fora, v.18, n.2, p. 77-89, jul./dez. 2014.

ROBERTSON, Enrique. Picasso y Neruda. Hechos y conjeturas en torno a una amistad.

Atenea (Concepc.) n.489 Concepción 2004. Disponível em

https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?pid. Acesso em 10 de julho de 2021.

ROSSETTO, Tânia Regina; MORI, Nerli Nonato Ribeiro. GUERNICA: Ancoragens e

objetivações. Revista Teias. Vol 17, N 45, 2016. Disponível em

https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24604/17584. Acesso

em 06 de julho de 2021.

SIQUEIRA, Ismael Pereira de; FONSECA, Rodrigo Otávio; OLIVEIRA, Sandra Maria da

Silva Sales. A obra poética de Pablo Neruda: um estudo psicanalítico. Psico-USF, v. 7, n. 2,

p. 201-209, Jul./Dez. 2002.

Téléchargements

Publiée

2022-08-26

Comment citer

Soares Rodrigues, V. D. . (2022). PABLO NERUDA E PABLO PICASSO: ESPAÑA EN EL CORAZÓN E GUERNICA COMO REPRESENTAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS HUMANAS. Revista Ciranda, 6(01), 198–210. https://doi.org/10.46551/259498102022013