ESTÁGIO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Auteurs

  • Kalessa Aparecida Cardoso Santos Unimontes
  • Rosana Cássia Rodrigues Andrade Unimontes

Mots-clés :

Estágio supervisionado, Pandemia, Ensino remoto

Résumé

A educação precisou se reinventar frente à pandemia do Covid-19. O distanciamento social
recomendado tanto pela OMS quanto pelo Ministério da Saúde impediu as atividades escolares de
forma presencial nesse contexto, este relato de experiência descreve o estágio curricular
supervisionado realizado no formato remoto, e pretendeu responder o alguns questionamentos O
Estágio Curricular Supervisionado é uma disciplina que faz parte do currículo do curso de pedagogia,
sendo, este obrigatório para o processo formativo do acadêmico. É um momento de oportunizar o
aluno a vivenciar na prática os conteúdos teóricos aprendidos na sala de aula com o acompanhamento
de um profissional. O Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental,
teve início no 6° período do curso, com o objetivo de desenvolver um trabalho que relacione a teoria
com a prática, a fim de estabelecer um vínculo entre acadêmicos e seu futuro campo de trabalho que é
a (escola). Estamos vivendo um momento de crise pandêmica global em que as aulas estão
acontecendo em formato remoto o que torna um desafio, no entanto, é de grande relevância e
aprendizado para os acadêmicos em sua formação profissional e humana. Diante dessa pandemia, que
muda o formato das aulas, surgiram alguns questionamentos como: e possível trabalhar em sistema
remoto? Como os professores enfrentam essa realidade? Identifica-se que a pandemia impôs uma
mudança paradigmática à educação escolar que tem seu maior ponto de apoio na tecnologia digital e
na capacidade de adaptação dos professores e gestores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Kalessa Aparecida Cardoso Santos, Unimontes

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros
(UNIMONTES)

Rosana Cássia Rodrigues Andrade, Unimontes

Doutora pela PUC/SP. Docente do Departamento de Estágios e Práticas escolares
(UNIMONTES)

Références

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Estude em Casa, 2021. Disponível em:

https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/. Acesso em: 17 jun. 2021.

_________. Conexão Escola 2.0, 2021. Disponível em:

https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/. Acesso em: 05 mai. 2021.

________.Planos de Estudos Tutorados, 2021. Disponível em:

https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/. Acesso em: 16 abr. 2021.

________.Regime Especial de Atividades não Presenciais, 2021. Disponível em:

https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/. Acesso em: 06 abr. 2021.

_________. Se Liga na Educação, 2021. Disponível em:

https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/. Acesso em: 04 mai. 2021.

Téléchargements

Publiée

2022-08-26

Comment citer

Cardoso Santos, K. A., & Rodrigues Andrade, R. C. (2022). ESTÁGIO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Ciranda, 6(01), 211–214. Consulté à l’adresse https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/ciranda/article/view/5611

Numéro

Rubrique

Resumos Expandidos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice