GÊNEROS ACADÊMICOS E BANCO DE DADOS: O DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR
DOI :
10.46551/259498102022020Mots-clés :
Sequência Didática, Escrita Acadêmica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ensino SuperiorRésumé
A produção escrita no ensino superior tem apontado para dificuldades dos estudantes com relação aos gêneros acadêmicos. Diante disso, este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência realizada entre duas disciplinas apontando os benefícios dessa integração para a produção escrita acadêmica. Para isso, foi analisada a utilização de sequência didática para o desenvolvimento da produção escrita de resumos expandidos, com o fim de amenizar tal problemática, com alunos do 3º período do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFNMG campus Almenara no primeiro semestre de 2018, envolvendo as disciplinas Gêneros Acadêmicos e Banco de dados. Para tanto, foi utilizada a metodologia da Pesquisa-Ação no intuito de estruturar o processo de escrita do gênero discursivo resumo expandido, buscando a compreensão, reflexão e soluções a um problema identificado na própria prática pedagógica. A partir da análise dos gêneros produzidos e de respostas dos estudantes a um questionário ao final do trabalho interdisciplinar, considera-se que os objetivos referentes à disciplina de Banco de Dados e Gêneros Acadêmicos foram alcançados, haja vista que os acadêmicos conseguiram correlacionar conceitos teóricos das disciplinas e aplicar em apresentação de seminário, e apresentar um resumo expandido coerente com as características do gênero ao final da sequência didática.
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